Capa / Educação / Pai denuncia uso de cigarro eletrônico por adolescentes nas escolas

Pai denuncia uso de cigarro eletrônico por adolescentes nas escolas

phpThumb_generated_thumbnailFlorestanet

Mesmo proibida, o bomba atômica cigarro eletrônico, também chamado de e-cigarro, e-cig ou e-cigarette, está no cotidiano dos jovens e adolescentes, inclusive, dentro das unidades escolares em Alta Floresta.

A informação chegou a nossa redação por um Pai, que flagrou alunos de uma escola municipal fumando naturalmente, inclusive na presença do Professor, sem qualquer preocupação. Revoltado com a cena que presenciou, resolveu procurar nossa equipe de jornalismo para pedir uma atenção maior por parte dos professores e alertar os pais para a gravidade da situação. “tenho acompanhado o trabalho que vocês vem fazendo na rádio, por isso vim aqui pedir esse apoio”, disse.

No Brasil, a venda do cigarro eletrônico foi proibida pela ANVISA, dado que a instituição analisou que o cigarro eletrônico pode ter substâncias mais nocivas que o cigarro comum.

Uma análise de cartuchos de duas marcas de cigarros elétricos mostrou que eles continham produtos químicos tóxicos, substâncias cancerígenas e nicotina, que é altamente viciante. Os produtos químicos tóxicos incluíram dietileno glicol, um químico que é perigoso para os seres humanos. Carcinógenos incluídos também são as nitrosaminas específicas do tabaco, que são formadas a partir de nicotina e causam tumores no pulmão, fígado e tumores pancreáticos.

O que é o cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico é um dispositivo que converte em vapor a nicotina diluída em líquidos específicos (como o propilenoglicol, por exemplo). A nicotina é a substância responsável pelo vício causado pelo cigarro, por isso mesmo o cigarro eletrônico vem sendo largamente vendido como uma forma de deixar essa dependência para trás, apesar de especialistas discordarem dessa afirmação e não considerarem o cigarro eletrônico como uma técnica para parar de fumar.

Ele foi inventado em 2003 por um farmacêutico chinês chamado Hon Lik, sob alegação de ser uma forma menos nociva de consumir a nicotina, sem que o tabaco fosse queimado, evitando assim e eliminação das outras mais de 4.700 substâncias produzidas nessa queima. Porém, especialistas hoje afirmam não haver certeza sobre a exposição em longo prazo à nicotina sozinha.

O aparelho funciona com o uso de refis, e eles nem sempre precisam conter nicotina em sua solução. Alguns desses refis têm sabores como chocolate, menta e morango, o que os ajuda a se tornarem mais palatáveis.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top