Capa / Em Destaque / Inaugurada na sexta-feira nova sede da farmácia básica em Alta Floresta

Inaugurada na sexta-feira nova sede da farmácia básica em Alta Floresta

Renan Nery

Nesta sexta-feira 22, o Secretário de Saúde José Luiz Teixeira inaugurou oficialmente a nova unidade da Farmácia Básica centralizada, localizada no terminal rodoviário de Alta Floresta a unidade prestará atendimento para todos da comunidade e disponibilizando diversos tipos de medicamentos.

A Farmácia Básica do município distribui gratuitamente mais de 50 tipos de medicamentos. Duas farmácias já estão em funcionamento distribuindo a medicação com um profissional farmacêutico e com um sistema de informática implantado para maior controle de entrada e saída dos medicamentos.

“São 15 unidades do perímetro urbano e mais zona rural, ou nós colocaríamos um farmacêutico em cada PSF ou a gente concentraria na farmácia central com um farmacêutico que é mais fácil e é o que nós temos condição de fazer”, Falou o Secretário.

Para manter a distribuição de medicamentos nas 16 unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta teria que contratar 16 farmacêuticos, conforme a resolução do Conselho Federal de Farmácia que reitera que é de competência exclusiva de farmacêuticos a distribuição dos remédios a pacientes.

“A centralização da farmácia propõe ao município evitar compras desnecessários de medicamentos que muitas vezes ficam em desuso, para que não faltem e nem sobram nas prateleiras, a regulamentação da farmácia, será útil e eficiente, possibilitando um parâmetro de controle imediato na aquisição dos medicamentos, atendendo a Lei que também define um farmacêutico”, acrescentou Daniel Carvalho Mariano, Promotor de Justiça.

FARMACIA (2)

A exigência foi imposta pela Lei 13.021/14, que entrou em vigor em sua totalidade no dia 9 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2015, os hospitais públicos e privados foram obrigados a dispor dos serviços de assistência farmacêutica integral durante todo o seu horário de funcionamento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top