Capa / Em Destaque / Asiel Bezerra recebe placa de vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor

Asiel Bezerra recebe placa de vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor

Da Redação com Assessoria Sebrae

O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo recebeu na tarde de quarta-feira, 29, a placa de vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor 2015 na categoria Melhor Projeto, das mãos da gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae em Mato Grosso, Marta Torezam.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae em todo o país, a IX edição é dividido em etapas estadual e nacional. O projeto responsável pelo prêmio conquistado pelo gestor, foi Olhos D’Água da Amazônia. Ao todo 55 projetos foram inscritos e 7 foram premiados.

O prefeito Asiel Bezerra disse que o prêmio foi um esforço de todos e quem ganha é o município. Alta Floresta conquistou o primeiro lugar no Estado na modalidade Melhor Projeto e segundo da Região Centro-Oeste. “Eu acho que a importância não é pra mim, a importância é pra Alta Floresta que foi desenvolvido esse Projeto, e quem ganhou realmente foi a população, quem trabalhou foram os técnicos da Secretaria de meio Ambiente, os produtores”, destacou o gestor.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O Prêmio Prefeito Empreendedor reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos responsáveis pela implantação de projetos e iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública, apresentando resultados econômicos e sociais comprovados. “Nós acreditamos que sustentabilidade, desenvolvimento local, pequenos negócios tem tudo a ver com aquilo que o município deve buscar, o desenvolvimento e a qualidade de vida de todos, então pra nós aqui é um momento de celebração” disse Marta Torezam. .

O PROJETO

O Projeto Olhos D’Água da Amazônia – Estratégia de Gestão Ambiental em Alta Floresta (Prodam) , teve início em setembro de 2013 e término em março deste ano. O objetivo do Prodam foi apoiar o fortalecimento da gestão ambiental no município, por meio de diagnóstico ambiental e registro das pequenas propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de promover ações de fomento e recuperação de área de preservação permanente e pagamento por serviços ambientais.

Ao todo, o Prodam retificou 268 projetos de CAR, reflorestou 2 mil ha de áreas com matas ciliares e foram instaladas 20 unidades demonstrativas de boas práticas agropecuárias. Além disso, o projeto incentivou o desenvolvimento de hortas orgânicas, de melipolicultura e piscicultura, capacitando 594 produtores rurais.

Quarenta e cinco famílias passaram a integrar o Programa Guardião de Águas, recebendo pagamento por serviços ambientais relativos a 170,63 ha de área preservada.Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

O Projeto Olhos D’Água da Amazônia, fase 2 teve duração de 30 meses e custou mais de R$ 7 milhões financiado pelo Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Com o fim do contrato o município busca novas parcerias para dá continuidade. Asiel Bezerra garantiu que enquanto não consegue parcerias o projeto será custeado pela administração. “Nós vamos deixar alguns técnicos só por conta do projeto, e os técnicos estão escrevendo um novo projeto para dá essa continuidade, se não conseguir esse novo projeto a própria prefeitura estará dando essa continuidade”, afiançou o prefeito.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top