Capa / Educação / Escola Nilo Procópio Peçanha desenvolve ações de incentivo à leitura

Escola Nilo Procópio Peçanha desenvolve ações de incentivo à leitura

Escola Nilo Procópio Peçanha desenvolve ações de incentivo à leitura

A Escola Municipal Nilo Procópio Peçanha, do Bairro Jardim Primavera, desenvolve um importante trabalho de incentivo à leitura com alunos da pré-escola ao 4º ano do ensino fundamental. E para isso, conta com uma biblioteca climatizada e com um acervo que possui mais de 1.000 livros, dos quais 813 são da área literária.

Lindomar Leal
Assessoria da PMAF

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos, ideias e culturas, exercitar a imaginação, expandir o vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação.

Se para os adultos a leitura é importante, imagina para as crianças. Pesquisas mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral, desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

Para estimular a leitura e atrair os alunos, periodicamente a auxiliar de biblioteca, Mirian de Fátima Resende, prepara uma lista com vários títulos e envia para as turmas de pré-escola, e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental, como opção de leitura. Após receber o livro escolhido, os alunos têm quatro dias para fazer a leitura.

Já os alunos do 3º e do 4º ano do ensino fundamental podem escolher o título do livro para leitura, por meio de uma fixa previamente definida e remetida para análise em sala de aula, ou ir diretamente até a Biblioteca retirá-lo. O controle da retirada dos livros é feito por meio de um registro que contém o nome do aluno, a turma em que ele estuda e o título do livro escolhido. Uma vez por mês os alunos têm que responder um questionário sobre o livro lido. “Na fixa que preparamos, eles têm que responder: o título, o autor e o número de páginas do livro”, explicou.

Além do vasto acervo literário, a Biblioteca da Escola Nilo Procópio Peçanha conta com um ambiente aconchegante e espaço para o desenvolvimento das ações de incentivo à leitura. “Temos uma procura positiva, principalmente dos alunos menores. Então, para nós é importante ver os nossos alunos interessados em sempre estar lendo e adquirindo novos conhecimentos”, comentou Mirian Resende.

A Secretária Municipal de Educação, Lenita Kroker, visitou na companhia do presidente do Conselho Municipal de Educação, Atilho Damasio Machado, a biblioteca e elogiou a escola por incentivar os alunos a ler. “Estão de parabéns. As nossas escolas desenvolvem com muita eficiência essas ações de incentivo à leitura, e isso tem contribuindo de forma significativa para o aprendizado dos alunos”, enalteceu.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top