Capa / Cidades / IFMT realiza II Mostra de Foguetes

IFMT realiza II Mostra de Foguetes

CAPAKariny Santos

Aconteceu nesta sexta-feira 06, a II Mostra de Foguetes do IFMT – Campus Alta Floresta. Por meio da iniciativa do professor Marcelo Luiz da Silva, a Mostra contou com a participação de aproximadamente 250 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, divididos em 89 equipes que realizaram mais de 180 lançamentos de foguetes construídos com garrafas PET.
O objetivo do evento é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos com garrafas PET, lançado de uma base feita de cano de PVC e movido a partir de uma reação química da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.
II Mostra de Foguetes, como parte MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é um evento nacional, aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA, é organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Este evento envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. É um evento que está acontecendo no país inteiro, a data limite para a realização dos lançamentos dos foguetes da X MOBFOG é até dia 13 de maio. Trata-se de um trabalho multidisciplinar, cuja base é física e química, além de tudo envolve matemática, artes e, além disso, tem estudo de astronáutica.
“Parece que é uma brincadeira mais tem toda a parte cientifica a ser estudada, a questão de reações aerodinâmica, envolvimento do aluno com ciência até para que ele comece a pensar em projetos de extensão, projetos de pesquisa dentro do Instituto Federal e, além disso, tem uma grande chamada pela agência espacial brasileira para a formação de novos engenheiros”, disse o professor e organizador do evento em Alta Floresta, Marcelo Luiz da Silva.
A reportagem do O Diário acompanhou parte das atividades e as marcas já estavam próximas do ideal para se conseguir a vaga almejada. “A partir de todos os lançamentos efetuados por mais de duas mil escolas no país ele selecionam os duzentos e quarenta melhores lançamentos, inicialmente acima de 120 metros você registra o seu foguete para participar da nacional, mas no ano passado o corte foi em 127 metros e espera-se que neste ano com o aumento do estudo com relação a vários grupos no país esta nota chegue a 150 metros”, destacou o Professor.
O aluno do segundo ano, Leonardo de Oliveira Gonçalves Vieira, 15 anos, foi um dos integrantes da equipe que conquistou o 3º lugar na etapa nacional, para ele a prática de experimento já virou um hobby. “Foi diversão pura eu não faço assim só por participar, faço por diversão mesmo porque eu gosto de fazer”, o objetivo dos alunos é incentivar outras escolas desenvolver a atividade, “gostaria de convidar mais pessoas de Alta Floresta, outros colégios também por enquanto só o IFMT praticamente esta participando, para conseguir levar mais gente aqui da cidade para participar mais”, destacou o aluno, que juntamente com sua equipe pretende conquistar o primeiro lugar e ter a oportunidade de ir novamente para a nacional.
No local além de alunos e professores, os pais também estavam presentes, prestigiando seus filhos. O farmacêutico Flavio Domingues Alves, 46 anos, é pai do aluno Wallison Kauy Lustosa Alves, para ele prestigiar este momento é único. “É um momento ímpar para a gente como pai, poder estar participando, estar incentivando até para eles mesmo se firmar no estudo, ir para frente e conseguir pegar e ter um apoio da gente”, disse Flavio.
O maior alcance, 185,5m, foi obtido pela equipe “SBGL”, do curso Técnico em Administração, composta pelos discentes Vitor Augusto da Silva e Gabriela Lima Ribeiro, seguidos pela equipe “BLW” composta pelos discentes Bruna Nardes de Oliveira, Leonardo de Oliveira G. Vieira, Wallison Kauy L. Alves, curso Técnico em Administração, que alcançaram 182,5m, já a equipe “X/X”, constituída pelos alunos Gustavo Bettoni, Vinicius Dias Moreira, Vinicius Santana Machado, do curso Técnico em Agropecuária, conquistaram a 3ª colocação com o alcance de 160,47m.
A partir desses resultados os alunos irão produzir relatórios e vídeos para enviar à Comissão Nacional, com o objetivo de participar da IX Jornada de Foguetes. Para este ano estima-se a participação de mais de 2.000 escolas públicas e privadas na MOBFOG.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top