Capa / Cidades / Municípios atendidos pelo escritório regional de Alta Floresta já receberam 50% das vacinas

Municípios atendidos pelo escritório regional de Alta Floresta já receberam 50% das vacinas

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

Os sete municípios atendidos pelo escritório regional de saúde de Alta Floresta receberam até a sexta-feira, 30 de abril, 11.740 doses de vacina de influenza das 23.227 que está prevista para chegar, a quantidade representa 50,55% das doses que serão destinadas aos municípios.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Fernanda Santos, o município recebeu em torno de 40% da quantidade esperada em três parcelas. “Segundo os cálculos, o estado do mato grosso em si recebeu 45% do esperado, nós como Alta Floresta a gente recebeu em cima das 1.800 dá em torno de 5%, se somatizado as 2.000 já dá em torno de 40%”, disse Fernanda.
Mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Alta Floresta recebeu 52,93% das 10.373 doses de vacinas que serão disponibilizadas para o município. O Governo do Estado dividiu a distribuição em cinco etapas, três delas já chegaram aos municípios, restando somente duas que deve chegar na próxima semana. A campanha nacional de vacinação da H1N1 encerra dia 20 de maio.
A coordenadora da Vigilância disse que ainda não sabe se o primeiro lote que foi enviado para imunização dos profissionais de saúde será descontado das 10.373 ou não. “Nós temos uma meta especifica de receber 10.373 doses, no entanto, não sabemos ainda se essas 2.000 dos profissionais de profilaxia que foi enviado inicialmente vão ser descontado nessas 10.000 só que eles compreendem o grupo prioritário também então nós estamos contabilizando mais 3 remessas a ser recebida”, pontou Fernanda.
Os Outros municípios atendidos pelo escritório regional de saúde também receberam em torno de 50% da quantidade total destinada. Apiácas (50,03%), Carlinda (47,98%), Nova Bandeirantes (48,14%), Nova Canãa do Norte (47,83%) Nova Monte Verde (50,59% e Paranaíta 48,17%).
DIA D
O dia “D” de vacinação é uma estratégia Governo Federal para atingir a meta mínima dos grupos prioritários que é de 80%, e tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo da vacinação. Essa é 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Durante o período da campanha, a vacina é destinada exclusivamente para:
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
Crianças na faixa etária de 6 meses e menores de cinco anos de idade;
Gestantes em qualquer período gestacional;
Mulheres que estão amamentando até 45 após o parto;
Trabalhadores da saúde (pública e privada);
Povos indígenas;
Portadores de doenças crônica e outras condições clinicas especiais desde que comprovada;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
PRESOS
Em Alta Floresta os presos e os funcionários do sistema prisional ainda não receberam a imunização, segundo levantamento a cadeia pública de Alta Floresta possui em torno de 172 presos e 30 funcionários.}

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top