Capa / Cultura / Viveiro Municipal trabalha na produção de mudas para 2016

Viveiro Municipal trabalha na produção de mudas para 2016

31-03-2016- Viveiro Municipal trabalha na produção de mudas para o ano de 2016Giselle Oliveira
Assessoria da PMAF

Localizado na av. Teles Pires ao lado da Horta Hidropônica, o Viveiro Municipal de Mudas de Alta Floresta oferece aos munícipes de forma gratuita, mudas de espécies nativas, frutíferas e paisagísticas, a atividade tem o objetivo de estimular a população para plantar e cuidar das árvores. Vale lembrar que para plantar árvores em calçadas é preciso prestar muita atenção para itens importantes: largura da calçada, recuo das construções e aparelhagem pública (postes e fiação elétrica).
Atualmente o Viveiro de Mudas é mantido por meio de parceria das secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente da Prefeitura de Alta Floresta, e neste período do ano está trabalhando na produção de mudas de espécies frutíferas, nativas e paisagísticas.
O responsável pelo Viveiro de Mudas é o servidor Elisaudo dos Santos, que cuida de todos os detalhes para produzir sementes e mudas de pupunha, açaí, café, banana, cacau, itauba, ipê amarelo, mogno, cedro, castanha. O período ideal para o início do plantio é próximo à chegada das chuvas, assim o risco de morrerem por falta de água e temperaturas elevadas, diminui.
No ano de 2015 foram produzidas e distribuídas 71.214 mudas entre espécies frutíferas e nativas, a doação de mudas para plantio deve ser solicitada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O número de plantas doadas é limitado conforme a área para plantação, uma vez que de acordo com o Código de Arborização de Alta Floresta (Lei nº1788/2009) a recomendação do espaçamento entre árvores no ambiente urbano é de seis metros entre árvores de porte pequeno, de 10 metros entre árvores de porte médio, e de 12 metros entre árvores de grande porte.
Para o ano de 2016, a previsão é de produzir 70 mil mudas de espécies frutíferas e nativas e 2 mil mudas de espécies paisagísticas (arborização).if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top