Capa / Cultura / Altaflorestense representa Brasil em encontro nos Estados Unidos

Altaflorestense representa Brasil em encontro nos Estados Unidos

12496010_1036356689780042_7693829918515443953_oAltair Nery

Participante do programa de intercâmbio do Rotary Clube a jovem altaflorestense Amanda Dal’Ácqua Nery, 17 anos, representou o Brasil em encontro de estudantes realizado no final de semana (18 e 19) na cidade de Tucson, no estado do Arizona (EUA). Durante dois dias aconteceu o AzMUN 2016 (em tradução livre, “Arizona Modelo das Nações Unidas”), em que foram realizadas plenárias para debater três temas, “Declaração internacional de direitos para os estudantes”, “Instrumento normativo internacional para a proteção das línguas indígenas e em perigo de extinção” e “Declaração universal de princípios éticos em relação com o câmbio climático”. Amanda participou das discussões no Comitê da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e ao final do encontro foi agraciada com um título “Reconocimiento”, como “melhor Delegada Novata”, por ter se destacado entre os debatedores.

Desde agosto de 2015, Amanda está morando na cidade de Hermosillo, no México. O objetivo do programa de intercâmbio é levar os jovens a obter novas experiências em contato com outras culturas e desta forma contribuir não apenas em sua experiência pessoal, mas também na busca de exemplos que possam servir à sua comunidade de origem. Ligada à música, os primeiros meses do intercâmbio foram dedicados, além de viagens para conhecer o México, ao estudo de canto e teoria musical na universidade Estadual de Sonora. O convite para participar do AzMUN 2016, veio através da escola “Instituto Vanguardia”, que a altaflorestense está frequentando. Ficou melhor ainda quando foi escolhida pelos professores para representar o Brasil.

“Foi uma honra participar, foi um orgulho representar o meu país, defendendo o ponto de vista do meu país nestes debates, ainda que o Brasil tenha muitos problemas, politicamente falando, devemos valorizar o seu estatuto jurídico, a sua Constituição, porque, todas as três resoluções usaram de base a Constituição brasileira para fazer as resoluções”, afirmou orgulhosa a jovem Amanda que, antes de viajar para o intercâmbio, iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Alta Floresta.

O professor Martin Duarte, do Instituto Vanguardia, que acompanhou e liderou a delegação Mexicana, montou um grupo de whatsapp com os pais dos jovens e a todo o momento mantinha-os atualizados com vídeos e fotos dos debates. Ao final ele fez um agradecimento a todos, apontando os alunos que se sobressaíram no AzMUN 2016. “Mejor ensayo de postura Melissa Meza y Sebastian García. Reconocimiento a la excelencia en su comité, Melissa Meza y Sebastian García. Reconocimiento a la excelencia en su comité, Sebastian Duarte y Eduardo Maya. Como mejor delegación Novata de su comité, Amanda DalAcqua Nery. Delegado excepcional ganador de mazo (máximo reconocimiento que se entrega), Rafael Fuentes Vazquez. Nuevamente les comento, nos sentimos sumamente orgullosos!”, empolgou-se.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top