Capa / Cidades / Abertas as inscrições para Olímpiada de Língua Portuguesa

Abertas as inscrições para Olímpiada de Língua Portuguesa

04 (Small)Aline Coelho
Seduc-MT

Estão abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’, destinada a alunos e professores de escolas públicas brasileiras. Para que estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio possam participar do concurso de produção de textos, a Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc) aderiu aos termos desta edição e é necessário que os professores de cada instituição façam suas inscrições.
A participação é gratuita e o registro deve ser realizado exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril. O professor inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas categorias indicadas de acordo com o ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito estão matriculados: Poema – 5º e 6º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias – 7º e 8º ano do Ensino Fundamental; Crônica – 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de opinião- 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Os textos passarão por cinco etapas de execução e seleção, sendo a primeira, a realização de oficinas sobre o tema e o desenvolvimento de textos nas escolas. As próximas fases serão de avaliação: escolar, municipal, estadual, regional e a nacional. Ao final, 20 textos serão premiados, cinco por categoria.
Ao final da competição os alunos-autores e professores dos textos selecionados na fase nacional receberão um notebook e uma impressora, e as escolas ganharão 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros diversos. Ainda serão premiados os professores-autores dos 28 relatos de prática selecionados na Etapa Regional, eles receberão um notebook cada um.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação.
, Cultura e Ação Comunitária.
A ficha está disponível para preenchimento e envio no portal: https://www.escrevendoofuturo.org.br/. Para mais informações os educadores podem telefonar para o 0800-771-9310

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top