Capa / Cultura / Visitação a Biblioteca Pública aumenta mas espaço ainda é pequeno

Visitação a Biblioteca Pública aumenta mas espaço ainda é pequeno

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

A Biblioteca Pública Dr. Rui Ramos de Alta Floresta, está alocado na pasta da Secretaria de Cultura e Juventude do município, e foi implantada no ano de 1984. A Secretaria de Cultura hoje é comandada por Arisnir Campos Cavagnoli.
Após alguns anos funcionando em locais improvisados a biblioteca ganhou prédio próprio onde funcionou por alguns anos. O local onde hoje funciona o Sine (Sistema Nacional de Empregos), na verdade pertence a biblioteca municipal que hoje funciona em local improvisado.
Após ser “despejada” do prédio próprio na gestão da ex-prefeita Maria Izaura, a biblioteca passou a funcionar em uma estrutura pré-moldada aos fundos da praça cívica até junho de 2015, após essa data teve que novamente se mudar para dá lugar a construção do CER – Centro de Reabilitação.
Hoje a biblioteca atende em uma pequena sala no prédio da Secretária de Cultura na praça do avião, o espaço “apertado” abriga hoje o acervo de aproximadamente 5 mil livros entre: Literaturas, Barsa, Português, Matemática, História, Geografia, Direito, entre outros.
Após discussões acerca de onde instalar a estrutura pré-moldada da biblioteca que foi retirada da praça, a secretária de Cultura Arisnir Campos anunciou que a mudança seria temporária, pois seria definitivamente montada no pátio da prefeitura, no entanto, até o momento a biblioteca continua na pequena sala da secretaria de cultura e segundo informações obtidas pela redação a estrutura será montada no Tiro de Guerra.
SEM DOAÇÕES
A biblioteca a muito tempo não recebe nenhum investimento dos governos federal, estadual e municipal. A última doação de livros recebida foi em 2011, quando o governo do estado enviou 125 livros de literatura.
Hoje a biblioteca vive somente de doações dos usuários, mesmo assim não pode receber por não ter espaço para organizar os livros. Nos últimos meses a maioria das doações foi de livros de direitos, que vieram de pessoas que se formaram.
No centro cultural a procura pela biblioteca aumentou, o local fica próximo a duas escolas públicas, e segundo informações, a maior procura é de alunos por livros de literatura para realização de trabalhos escolares. Além de livros, a biblioteca também tem arquivos de jornais locais disponíveis para pesquisa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top