Capa / Cidades / Saúde utiliza equipamentos de ponta para realizar exames

Saúde utiliza equipamentos de ponta para realizar exames

11.03.2016_Saúde utiliza equipamentosAssessoria da PMAF

O AF Laboratório, localizado na Policlínica do Bairro Cidade Alta, realiza os exames de todos os usuários do serviço de Atenção Básica à Saúde do município de Alta Floresta, o trabalho é executado juntamente com o Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Rua B (centro), onde se realiza o agendamento, a coleta e o encaminhamento do material ao laboratório para análise.
Segundo a coordenadora Bioquímica, Michelli M. Duenha, todo o processo de elaboração dos exames são feitos por meio de um sistema online, com a possibilidade de realizar o cadastro e a impressão dos resultados na própria Unidade da Rua B.
As duas unidades contam com 17 profissionais, entre eles, cinco bioquímicos, oito técnicos de laboratório, auxiliar administrativo, recepcionista, equipe de higienização, entre outros.
Os atendimentos acontecem conforme as orientações e o agendamento no dia do exame, os horários no Laboratório Central, são das 7 às 11h e das 13 às 17h. Já na Unidade CEM, Rua B, é das 7 às 13h, neste último sem intervalo para almoço.
De acordo com a coordenadora, são realizados exames, como Hematologia, Urinálise, Parasitologia e bioquímicos, tanto na Policlínica quanto no Centro de Especialidades Médicas, ela ainda destacou que a demanda é muito grande “a cada 120 pessoas que são atendidas por dia, soma se um total de setecentos exames, ou seja, em torno de 13 mil exames por mês”.
Os pacientes com doenças compulsórias, como aquelas que necessitam de exames de tuberculose e hansienise, e as que residem na zona rural possuem atendimento prioritário. O serviço é supervisionado pelo estado, por meio do Laboratório Central de Mato Grosso (LACEN-MT), e de acordo com a coordenadora, tem apresentado excelentes resultados.
A coordenadora fala ainda o convênio entre o Hospital Regional Albert Sabin e o Laboratório Biotec, para a realização de exames, cujo propósito é detectar doenças imunológicas, como rubéola, HIV e as hepáticas, devido ao fato do laboratório AF não dispor de equipamentos para este tipo de exame.
A boa condição de uso dos equipamentos é primordial para que se tenha um atendimento eficiente, eles são adquiridos por meio de comodato, ou seja, de um acordo firmado entre o laboratório, que compra os produtos reagentes, e em contrapartida a empresa fornece os equipamentos. “O laboratório sempre tem equipamentos novos, que estão avaliados no valor acima de R$150 mil reais. É interessante porque não precisamos comprá-los, pois, são muito caros, outra vantagem é que o contrato é renovável uma vez por ano, contudo, a gente sempre trabalha com equipamentos novos, de grande qualidade e de ponta, se comparado aos outros municípios, nós possuímos os melhores que tem no mercado”, afirmou.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top