Capa / Educação / Cadastro para Exame Online está disponível na Seduc

Cadastro para Exame Online está disponível na Seduc

Cadastro para o Exame Online está disponível na SeducViviane Saggin
Seduc-MT

Estão abertas as inscrições para realização das provas do Exame Online da Educação Básica, que envolve o Ensino Fundamental e Ensino Médio e certificação do aluno. Os interessados em qualquer município mato-grossense deverão fazer o cadastro pelo site da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) http://www.seduc.mt.gov.br, no link do Exame, para a partir do dia 14 deste mês, agendarem as provas.
Todo o processo é gratuito e as inscrições podem ser realizadas 24 horas por dia, conforme prevê o Edital 005, publicado no Diário Oficial do dia 04 deste mês. No site está disponível um modelo de pré cadastro, que exige dados pessoais do aluno. Como nome, filiação, naturalidade, número de identidade, de CPF (menos para indígenas) e etapa na qual está se inscrevendo. Além da data, local e período da prova, podendo ser o Ceja de sua cidade ou de uma cidade mais próxima da sua residência ou ainda outro da preferência do candidato.
Certificação
O Exame Online é uma oferta do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), especialmente para quem não consegue conciliar o trabalho e a educação. “A legislação garante o direito de o cidadão certificar seus conhecimentos pertinentes ao aprendizado escolar mesmo fora da sala de aula, como o autodidata, por exemplo”, frisou Antônio Marcos Passos de Mattos, responsável pela organização do Exame Online.
Para o Ensino Fundamental, os inscritos devem ter idade igual ou superior a 15 anos na data da prova, independente de comprovação da escolaridade anterior. Ensino Médio a idade deve ser igual ou superior a 18 anos, também até a data da prova e independente de comprovação da escolaridade anterior. “Candidatos maiores de idade podem realizar a prova do Exame Online do Ensino Médio mesmo sem concluir o Fundamental”, explicou Mattos, citando a Resolução 479/2007 do Conselho de Estadual de Educação de Mato Grosso trata do assunto.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top