Capa / Cidades / Câmara vota lei do executivo que garante estabilidade aos servidores/sindicalistas

Câmara vota lei do executivo que garante estabilidade aos servidores/sindicalistas

20160302_111249Altair Nery

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou ontem, em sessão extraordinária, um projeto que irá garantir mais autonomia aos dirigentes sindicais na luta pelos direitos dos trabalhadores, trata-se do projeto de lei nº 1.848/16 que irá assegurar ao funcionário o direito a licença para o desempenho de mandato em “confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional ou sindicatos representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão”. A lei abrange o presidente e mais dois diretores com ônus para o órgão de origem, ou seja, atualmente, os servidores recebem salário do Sindicato (e não da prefeitura), e não tem garantias como carreira funcional progressiva, não conta tempo para aposentadoria, dentre outros. A lei irá para sanção do prefeito Asiel Bezerra, para entrar no ordenamento jurídico municipal.

Para o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Reinaldo de Souza, o Lau, o projeto irá beneficiar a todos os servidores públicos. “Antes o sindicato tinha que arcar com o salário do servidor que estava na diretoria, agora não, ele será remunerado pela prefeitura, vai continuar na sua função e prestando um serviço para o sindicato, antes não poderia”, afirmou Lau, que afirmou que a intenção do prefeito Asiel Bezerra, com o projeto, é estabelecer cada vez mais um diálogo produtivo com o sindicato, já que este luta em beneficio do funcionalismo. “O Dr Asiel deixa bem claro que jamais vai ter algum tipo de perseguição, o prefeito quer é diálogo e este diálogo está muito afinal por isto o prefeito está dando este passo, que já poderia ter sido dado no passado, mas não fizeram”, afirma.

Para o presidente do Sispumaf – Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, Eder Vilasante, o dia de ontem foi histórico, uma conquista que não pode ser atribuída somente aos diretores, mas a toda a classe, já que garante estabilidade aos sindicalistas e liberdade para que este possa agir em favor do funcionalismo. “O Dr Asiel foi sensível à nossa causa, chamou o líder e a bancada para nos dar apoio, que culminou com esse dia de hoje com a aprovação desta lei”, afirmou Vilasante.

“Esta aprovação nos dá uma certa liberdade de  estar comandando as ações referentes as nossas cobranças, mas lógico, sensibilidade não é todo gestor que tem, a causa do servidor existiu, vai existir, e conforme o entendimento do gestor é o andamento que se dá, então a gente, lógico com esta liberdade, através desta lei a gente vai ter um poder a mais de cobrança”, afirmou Vilasante que fez questão de agradecer nominalmente aos vereadores Eloi Crestani, presidente da Câmara e ao vereador Reinaldo de Souza – Lau, que conduziu a votação junto aos outros vereadores, a quem estendeu o agradecimento. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top