Capa / Cidades / Prefeituras de Mato Grosso podem perder repasse de fundo da Educação

Prefeituras de Mato Grosso podem perder repasse de fundo da Educação

FOTO EDUCA~]AODa Redação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aponta que 29 dos 141 municípios de Mato Grosso começaram o ano com Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb) irregulares. O número corresponde a 20% do total.
Segundo o relatório, os motivos variam de mandato vencido, cadastro não concluído, pendências nas informações e documentos em situação de modificação. Esse último ocorre quando o gestor acessa o sistema, faz alterações, mas não finaliza o envio desses dados. Considerando que o Cacs/Fundeb tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb e também monitora a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), isso implica em emitir parecer conclusivo sobre as contas apresentadas, aprovando ou reprovando a execução do programa e no caso de irregularidades, a legislação prevê a suspensão dos repasses.
Para os conselhos em situação irregular, a Confederação Nacional dos Municípios orientou os gestores a acessar o sistema por meio do portal do FNDE. Já os municípios com mandatos vencidos deverão fazer o cadastro dos novos conselheiros no sistema e enviar toda documentação digitalizada.
O Portal Transparência, do governo federal, aponta que, em 2015, Mato Grosso recebeu mais de R$ 343 milhões do Fundeb.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top