Capa / Cidades / Guerra contra mosquito mobiliza sociedade altaflorestense

Guerra contra mosquito mobiliza sociedade altaflorestense

KODAK Digital Still Camera

O grande vilão são as residências, 85% dos focos encontrados são em terrenos contruidos.

Dionéia Martins

O Ministério da Saúde decretou estado de emergência na saúde pública do Brasil em razão de um surto identificado em Pernambuco de nascimento de bebês com microcefalia, malformação que causa sérias deficiências de desenvolvimento.
O Governo de Mato Grosso também ligou o sinal de alerta em virtude da probabilidade de epidemias de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e apresentou um plano emergencial de enfretamento, juntamente com os municípios.
O município de Alta Floresta convocou a sociedade civil organizada e na noite de quarta-feira, 06, em uma reunião realizada na Câmara Municipal, foi apresentado o plano de combate ao mosquito.
Além do plano apresentado pela secretaria de saúde, outras sugestões foram acrescentadas para que o plano de combate ao mosquito obtenha sucesso mais rápido. Separado por setores o primeiro bairro a receber o mutirão será o Jardim Panorama.
Ao todo são 37 setores na cidade que a partir da próxima segunda-feira,11, receberá visita das equipes das encarregada de limpar e fiscalizar. Todas as residências e comércios serão inspecionados, a equipe da vigilância sanitária passará com o fumacê e homens com bombas costais, passarão rua por rua em todos os bairros.
Os agentes de saúde visitarão as residências inspecionando os quintais. O casa ou comércio que forem encontrados larva do mosquito transmissor, será notificado e proprietário penalizado com multa. 85% dos focos do mosquito são encontrados em imóveis prediais, ou seja, em residências. Terrenos baldios representa somente 15%.
A Secretaria de Infraestrutura também fará parte do mutirão utilizando patrol, caminhão caçamba, pá carregadeira e roçadeiras. Todo o lixo entre os possíveis criadouros do mosquito da dengue será recolhido.
A empresa São Manoel Energia, vai contribuir com campanhas publicitárias em rádios e materiais de divulgação. O representante da usina ainda se comprometeu em verificar a possibilidade da empresa ceder maquinários para ajudar no recolhimento do lixo nos bairros.
O prefeito Asiel Bezerra de Araújo lembrou que esta doença Zika Vírus pode trazer graves sequelas para as crianças ainda na gestação, e, que quando assumiu a administração em 2013 a cidade também sofria de um surto de dengue, a contribuição de toda a sociedade é fundamental. “Nós temos que enfrentar isso e o poder público não tem condição de fazer isso sozinho. Quando assumir a cidade estava com epidemia e nós demoramos 4 meses para terminar”, disse o prefeito.
O plano agora é que em um mês todos os bairros receba a equipe do mutirão eliminando assim os criadouros do mosquito. O Secretário de Saúde José Luiz Teixeira disse que a parceria da população é fundamental. “O que a gente precisa de imediato é um trabalho frente a população para eles tomarem ciência do problema e serem também parceiro na sua casa, na sua residência, no seu quintal, fazer a vistoria diária”, pontuou o secretário.
Estiveram presentes da reunião representantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Secretaria de Educação, Assessoria Pedagógica do Estado, Secretários Municipais, Usina São Manoel, OAB, Codam, Rotary e Lions Club.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top