Capa / Em Destaque / PASSOS QUE RODAM: Paranaíta beneficia cadeirantes com programa inédito em todo o País

PASSOS QUE RODAM: Paranaíta beneficia cadeirantes com programa inédito em todo o País

KODAK Digital Still CameraA administração Pública de Paranaíta tem beneficiado à população local com ações que tem o condão de marcar a toda uma geração. Os resultados aparecem, seja na decisão de asfaltar 100% das ruas do município (projeto está sendo executado), ou mesmo na decisão de implantar um sistema de educação adotado nas principais escolas particulares do País, oferecido gratuitamente para os alunos das escolas públicas. Agora, neste final de ano o prefeito Tony Rufatto, a primeira Dama Selma Rufatto e sua equipe se superaram, implantando um programa inédito à nível de País, o Programa “Passos que rodam”.

Com 23 cadeirantes cadastrados na secretaria de ação social, a prefeitura decidiu adquirir uma cadeira elétrica para cada um deles, que foram entregues na antevéspera do Natal, em cerimônia realizada em frente ao Paço Municipal. Antes de entrega-las houve uma série de discursos que serviram para registrar a importância daquele ato, autoridades, empresários, e convidados ligados à entidades que atuam na defesa de direitos dos deficientes físicos.KODAK Digital Still Camera

Lindomar Rosa de Oliveira, é delegado do Conselho Estadual dos Direitos dos Deficientes, e participou da cerimônia. “Eu vejo que o prefeito de Paranaíta teve uma excelente ideia, e está de parabéns. Isso que o Tony Rufatto fez hoje, deveria ser seguido por prefeitos do País inteiro, isso é muito valioso, principalmente pra uma pessoa que precisa”, disse Lindomar. Dorly  Rodrigues de Souza, presidente da ADF(Associação dos Deficientes Físicos) de Alta Floresta e participou da cerimônia. Ele disse que nunca imaginou uma ação deste porte vinda do Poder Público. “Esperamos que isso seja copiado por outros municípios, por outras pessoas, porque é uma mão na roda”, afirmou, mensurando no custo de cada cadeira, em torno de 8 mil reais, a extrema dificuldade que os cadeirantes têm em adquirir com recursos próprios o benefício. “Sem dúvida nenhuma que a autoestima vai aumentar muito para estas pessoas. Isso aqui é uma coisa que vai ficar guardada em minha mente”, afirmou.KODAK Digital Still Camera

O presidente do Rotary Clube de Paranaíta, Anderson Martins de Freitas, fez questão de demonstrar a importância do programa. O clube, historicamente, trabalha com campanhas para aquisição de cadeira de rodas, tanto para atender necessidades emergências (acidentes, imobilidade temporária e outras) como para o atendimento a cadeirantes que necessitam de doações. “A gente que faz parte deste trabalho, sabe da dificuldade de locomoção destas pessoas, da falta de independência, então a gente fica até emocionado”, afirmou. “O prefeito de Paranaíta está de parabéns, porque a gente sabe a dificuldade que o nosso município tem e um trabalho desses não é qualquer um que faz, nem cidades grandes fazem um trabalho desses e ele mostrou que é capaz, que pode fazer”, disse o presidente do Rotary.

KODAK Digital Still Camera

Antônio dos Santos Schilsner, 49 anos, é cadeirante e relatou que já teve diversos problemas por causa de mobilidade, chegando a cair em algumas oportunidades, chegando a se machucar. Morador do Jardim Esperança, Schilsner disse que depois que as ruas do bairro foram asfaltadas, já estava melhor para se locomover mesmo com as cadeiras simples, e que deve melhorar muito agora com as cadeiras motorizadas. “Pra nós cadeirantes é uma alegria para todos, muitos de nós nem se conhecia, acabamos se conhecendo”, comemorou animado o cadeirante.

Dona Fátima de Jesus Rondon, é casada com Eloide Batista dos Santos, que há dois anos teve um acidente, bateu a cabeça, perdeu o movimento de parte do corpo, inclusive afetando a fala, e hoje ele depende da esposa para tudo. A cadeira motorizada, acredita dona Fátima, será muito importante para trazer um pouco mais de independência para o esposo. “Vai mudar muito a minha vida, porque eu também tenho problema, não aguento tá carregando ele, foi um grande presente de Natal pra ele, eu não tenho nem palavras para agradecer”, disse dona Fátima.

KODAK Digital Still CameraO prefeito Tony Rufatto afirmou que a ideia de  implantar o programa Passos que Rodam surgiu da observação das dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes, não apenas em Paranaíta, mas durante as viagens que faz com frequência. Ao comparar o grau de dificuldade dos cadeirantes do município (com cadeiras simples) e de cadeirantes que encontrou em hotéis ou em ambientes com pessoas de maior poder aquisitivo, e que por isso possuem as cadeiras motorizadas, resolveu consultar sua equipe e montar o programa. “São pessoas que tem coração e sentimento, só não tinham oportunidade e nós, graças a Deus, e o poder que me concederam, estar dando oportunidade das pessoas pelo menos ter uma vida digna, se locomover dentro de casa, poder sair para rua, como aqui foi falado, essa é a parte boa dos governantes, pode ajudar as pessoas”,  afirmou Ruffato que fez questão de provocar os outros prefeitos a pensarem no programa e quem sabe também por em prática. “Prefeitos de outras cidades, que isso sirva de exemplo, vocês que estão no poder, você passa, como eu vou passar também, mas o que você faz de bom pro povo não passa, vai ficar gravado pra sempre na história, no seu município, porque aqui está ficando”, afirmou.

A primeira Dama e secretária de Ação Social, Selma Rufatto, se emocionou ao conversar com os cadeirantes, justamente por conviver em maior tempo com eles através dos programas sociais que sua equipe desenvolve. “É muito importante a gente estar entregando estas cadeiras de rodas pra eles se movimentarem, ter a independência deles, eu vejo as dificuldades deles dentro de casa, estar dependendo de outras pessoas, assim elas vão ter facilidade em sair, passear, se movimentar e isso faz bem e até a autoestima deles vai melhorar”, comemorou a secretária, que já obteve uma outra conquista na noite da entrega das cadeiras motorizadas, que é a autorização que o prefeito deu de montar um curso de equoterapia, para atender àqueles que tem necessidade de trabalhar a recuperação motora.if (document.currentScript) {

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top