Capa / Cidades / VÍRUS ZIKA: Número de casos de dengue diminui em 2015, município fara enfrentamento para combater o mosquito

VÍRUS ZIKA: Número de casos de dengue diminui em 2015, município fara enfrentamento para combater o mosquito

AedesDionéia Martins

Da Redação

O número de casos suspeitos de microcefalia em todo o Brasil até o último sábado, 19, foi de 2.782, um aumento de 16% em apenas uma semana, e 40 mortes possivelmente relacionadas ao vírus Zika. Os casos estão distribuídos em 618 municípios de 20 estados brasileiros.

No Mato Grosso são 72 casos de microcefalia sobre investigação, todos na região sul do estado. Por enquanto o município de Alta Floresta não tem nenhum caso suspeito, mas a Secretaria de Saúde do Município, a exemplo de outros munícipios, já se prepara para enfrentar a epidemia que assola o país.

Hoje, as 7:30 horas, acontece a primeira reunião com a participação dos Secretários municipais, secretária de Saúde, Prefeito Asiel Bezerra e promotoria pública para definir as estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue,zika Vírus e febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti.Municípios e estados estão se preparando para o enfretamento amicrocefalia, doença que causa deformidade em crianças ainda da gestação.

O número de casos de dengue confirmados em Mato Grosso passou de 11.064 em 2014 para mais de 25 mil neste ano. O aumento foi de 132,98% em um ano. Em Alta Floresta o número diminuiu,de janeiro a agosto foram confirmados 50 casos em 2015, contra mais de 300 em 2014 no mesmo período.

Já os casos notificados também diminuíram, em 2015 foram 600 casos, já em 2014 foram aproximadamente 1.200. Os casos notificados são aqueles que existe a suspeita e o médico faz o encaminhamento para o exame, no entanto, a maioria não realiza o exame. Todos os casos notificados nas Unidades de Saúde doMunicípio e nos hospitais particulares são encaminhados para a Vigilância Ambiental e os dados inseridos no sistema do estado. Os casos confirmados em laboratórios particulares também são inseridos no sistema do governo.

Desde o mês de agosto o município de Alta Floresta ainda não recebeu nenhum retorno de exame. Segundo o coordenadorda Vigilância Ambiental Silvio Cardoso, o número mínimo de amostras para envio por município é de 30 amostragem, e demora em torno de 30 dias para ficar pronto. Nesse período Alta Floresta enviou em torno de 80 amostragem, no entanto, o estado está sem o kit de sorologia para a realização dos exames.

Segundo Silvio Cardoso, a informação é de que o estado receberá em torno de 2.500 kits de sorologia essa semana, quantidade insuficiente para atender os 141 municípios do estado. Para quem preferir fazer o exame em laboratórios particulares o preço para o dengue fica em média de R$ 70,00 e o resultado fica pronto em 24 horas, já o do zika Vírus o valor é bem maior, R$ 3 mil e o resultado leva em torno de 30 dias.

De acordo com o boletim, de janeiro a novembro foram nove casos do zika vírus e quatro casos da febre chikungunya, sendo três casos importados e um caso autóctone. Ainda neste ano, seis óbitos por dengue foram confirmados no estado. Outras mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top