Capa / Sem categoria / ARTIGO: “Racismo”, na era da informação a ignorância dando as cartas

ARTIGO: “Racismo”, na era da informação a ignorância dando as cartas

ARTIGOS“Os próprios Pretos são racistas contra si”. Como dói ouvir isso. Gente é preciso entender que racismo é um sistema de opressão e a população negra sofre um histórico de opressão e violência que a exclui. Racismo vai além de ofensas, é um sistema que nos nega direitos.
Foram Negreiros os navios, foram os Negros escravizados por mais de 300 anos, são os Negros que até hoje passam por situações de terem seus direitos negados. São Negros que morrem por serem Negros, os mesmos que são seguidos por seguranças em lojas e em locais públicos.
“Cotas”, também não acredito ser o ideal, mas é o que se tem de mais próximo quando nos referimos a reparação. Além disso, quais são os passos dados para que haja algum grau de paridade entre a formação e inserção dos negros na sociedade?
No Brasil 52% de população é negra e é a branca que é colocada como bela, como padrão. Ou acham mesmo que os casos de racismos contra jogadores de futebol, da Maju Coutinho, Cris Vianna, Taís Araújo e da Sheron Menezes vieram a público para que pudessem simplesmente “aparecer”? Duvido, racismo dói, machuca e tem que ser combatido, o ato de denunciar este crime tem que ser impulsionado, basta de aceitar crendo ser normal por ser preto.
O antropólogo e professor Kabengele Munanga já dizia: “o racismo é um crime perfeito no Brasil, porque quem o comete acha que a culpa está na própria vítima, além do mais destrói a consciência dos cidadãos brasileiros sobre a questão racial. Nesse sentido é um crime perfeito”.
Por fim, para que possamos refletir uma citação do meu amigo, produtor, escritor, empreendedor e ativista social Celso Athayde: “Não podemos ficar esperando passivamente as soluções chegarem. Já esperamos muito, estamos esperando desde 1888, e as soluções não chegaram se não botarmos o pé na porta, incomodando e criando desafetos pelo caminho, o que será inevitável, podem ter certeza de que elas não vão chegar”.

*ANDERSON MACIEL CIRIACO é Produtor Cultural, Ativista Social e Presidente do Tucanafro Mato Grossodocument.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top