Capa / Cidades / Avisar blitz por meio das redes sociais é crime

Avisar blitz por meio das redes sociais é crime

guarda municipalAs redes sociais e os aplicativos de mensagem instantâneas tem crescido muito principalmente entre os jovens. Mas quando estes recursos são usados indevidamente pode ser perigoso ou até mesmo um crime, como é o caso da divulgação do local de blitzs que acontece na cidade . Este crime está previsto no artigo 265 do Código Penal é o que diz o coordenador de trânsito de Alta Floresta Messias Araújo.

“Essa divulgação quando a gente está fazendo as blitz, alguém entra nas redes sociais e começam a divulgar as blitz é um atentado contra a segurança pública passível de reclusão de um a cinco anos de multas, o que nós estamos fazendo é tentar localizar e identificar as pessoas que estão repassando estas informações, e posteriormente encaminhar a polícia judiciária Civil para que se tomem as providências”, alertou Messias.

 

Em Alta Floresta o maior meio de divulgação vem sendo o aplicativo whatsapp, onde grupos específicos para esse fim foram criados. “Todos aqueles que utilizam do whatsapp, quando passam por um local em que está ocorrendo blitz, eles passam para grupos que se formam, eles atrapalham no trabalho da parte de segurança pública que envolve o trânsito”, frisou o Coordenador.

 

Caso alguma pessoa seja flagrada passando este tipo de informação será detida em flagrante e encaminhada para a polícia. “Os agentes estão orientados que no ato das blitz eles identificarem alguém que estar com o celular, e eles prestarem atenção e conseguirem flagrar alguém passando estas informações de locais, vai ser detida essa pessoa até que apareça a policia civil ou a policia militar e que os encaminhe até a delegacia para que se tomem as providências” destacou Messias Araújo.

 

O uso do aplicativo para avisar aos amigos do local da blitz já acontece há muito tempo, no entanto somente agora as autoridades se alertaram para a gravidade da situação, mas isto não vai impedir que a ação da guarda municipal ou da polícia aconteça. Com a proximidade do final de ano as blitz orientativas e punitivas serão intensificadas com o objetivo de diminuir o índice de acidentes de trânsito e tirar de circulação veículos irregulares. “Devo frisar que as blitz estão acontecendo constantemente e nós estamos tirando inúmeros veículos irregulares de circulação”, disse Messias.

 

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top