Capa / Cidades / Eleição define conselheiros tutelares pelo voto popular

Eleição define conselheiros tutelares pelo voto popular

Foi realizada ontem (04), nas dependências da escola municipal Benjamim Pádoa, a eleição para Conselheiro Tutelar. Onze candidatos foram aprovados e concorreram às 5 vagas de conselheiros tutelares titulares e outros 6 ficarão com as vagas de suplentes.

O público marcou presença, para eleger os seus candidatos, segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Clodoaldo Adamczuk, o papel do conselheiro é zelar pelos direitos do adolescente e da criança e ressalta que “o conselheiro tutelar é aquela pessoa encarregada de zelar dos direitos da criança e do adolescente, então é uma pessoa escolhida pela sociedade, por isso que a sociedade que escolhe seus candidatos a conselheiro tutelar porque ele vai representá-los”, destaca o presidente.

Seis dos candidatos são novatos, quatro são candidatos a reeleição e um já fez parte do conselho, mas todos eles são capacitados a preencher a vaga, segundo Adamczuk, “a população então pode escolher aquele que melhor interessar a ela, temos pessoas que já trabalham na área, pessoas que já foram conselheiros então fica a critério de cada um escolher seus candidatos” completa Clodoaldo.

O período de campanha eleitoral iniciou-se no dia 21 de julho e estendeu-se até o dia 1º de outubro, a eleição para conselheiro tutelar ocorreu em todo o Brasil neste dia 4 de outubro. A posse dos eleitos também será unificada e acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016 também em todo âmbito nacional, os novos conselheiros atuarão durante os próximos quatro anos e terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, com plantões em escala, divididos em noturno, feriado e fins de semana.

Os candidatos eleitos foram:

1º Mirian Gisele da Silva, com 226 votos,

2º José Andrade Alecrim, com 109 votos

3º Eliete Matos, com 89 votos,

4º Irene Maria da Silva, com 72 votos

5º Maria Romana do Rosário, com 50 votos.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top