Capa / Cidades / Alta Floresta escolhe novos conselheiros tutelares domingo

Alta Floresta escolhe novos conselheiros tutelares domingo

Dionéia Martins

Alta Floresta escolhe novos conselheiros tutelares domingo-2Domingo, 04, Alta Floresta a exemplo dos demais municípios brasileiros escolhem por meio de votação os conselheiros tutelares, encarregados de zelar pelo direito das crianças e dos adolescentes vitimas de qualquer violência. Onze candidatos vão disputar a preferência do eleitor para ocupar uma das cinco vagas de conselheiros titulares, os demais ficarão na suplência.

A eleição acontecerá na Escola Benjamim de Pádua e terá inicio às 8 horas da manhã. Todo cidadão acima de 16 anos pode ajudar a escolher os novos conselheiros. Para votar é necessário está em dias com as obrigações eleitorais e apresentar no local de votação o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência.

Os conselheiros tutelares são representantes da sociedade escolhidos pelo voto popular. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Clodoaldo Adamzuck, pede que a população compareça para eleger o seu candidato.

“A gente pede que a povo compareça, escolham seus candidatos até porque eles vão representar a sociedade, porque depois são eles no caso de uma necessidade que vai ser cobrado aquilo que é de interesse do povo”, esclarece Clodoaldo.

Entre os onze candidatos, quatro já atuam como conselheiros e vão para reeleição, um já fez parte do conselho e os demais estão pleiteando a vaga pela primeira vez. “Nós temos uma diversidade de candidatos a população vai poder escolher aquele que melhor interessar a ela, aqueles que já trabalharam na área, aqueles que já foram conselheiros então fica a critério de cada um”, pontua Clodoaldo.

IMPORTANTE PARTICIPAR DA ELEIÇÃO

Apesar das pessoas não ver no dia a dia do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, esse trabalho existe e é de grande importância, com resultados positivos para a sociedade. Embora a votação não seja obrigatória, é importante a participação popular na escolha dos candidatos porque o órgão verifica toda situação irregular da criança e adolescente no município, bem como infrações.

Toda a situação social envolvendo família, escola e atendimento que a criança necessite compete ao Conselho Tutelar. É fundamental o atendimento a criança e adolescente em situação irregular e às suas famílias, promovendo a orientação e encaminhando-os para os órgãos necessários. A participação da população é fundamental para que se efetivem as transformações sociais.

OS CANDIDATOS

Quanto aos candidatos que disputarão o pleito no próximo dia 04 depois de analisada e aprovada à documentação exigida, passar por um curso de capacitação, avaliação escrita e psicológica todos estão aptos a disputar a eleição. E eles estão cientes que o trabalho do conselho é sério, árduo, e de auxílio à população. É um serviço cuja remuneração passa a ser simbólica. Prestando atendimento de rotina à comunidade, os conselheiros eleitos se revezam em plantões de 24h.

A eleição acontece simultaneamente em todos os municípios brasileiros com inicio às 8 horas da manhã e encerramento às 17 horas. Todo o processo eleitoral será fiscalizado e acompanhando pelo Conselho Estadual. A posse dos Conselheiros Titulares acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016. O mandato será de quatro anos.

 

Veja aqui os candidatos á eleição do Conselho Tutelar:

Número Candidato
001 Eliete de Matos Yoshitome
003 Silvia Cristina de Oliveira Camilo
005 Francisca Paiva Souza
006 Jocivan da Cruz Santos
007 Maria Romana do Rosario
008 Elza Olimpia de Souza
009 Irene Maria da Silva
010 Miriam Giseli da Silva
012 Fernanda Marques dos Santos
013 Rosely de Fátima Serpa Melo Godoy
014 José Andrade Alecrim

(Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Alta Floresta)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top