Capa / Cidades / Mais de 90% dos acidentes registrados no primeiro semestre de 2015 foram com motos

Mais de 90% dos acidentes registrados no primeiro semestre de 2015 foram com motos

Messias          A imprudência é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito no Brasil. Esta constatação não é diferente quando voltamos a atenção para a nossa realidade e analisamos friamente a situação do trânsito em Alta Floresta e região. Um levantamento feito pela Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança foi apresentado pelo coordenador de Trânsito, Messias Araújo, no Programa Notícias do Paço Municipal na manhã de sexta-feira (11.09), e mostra uma realidade preocupante que serve de alerta para a população, principalmente para os condutores de veículos.

De acordo com dados fornecidos pelo Hospital Regional Albert Sabin (HRAS) e mensurados pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, de janeiro a dezembro de 2014 foram registrados 871 acidentes de trânsito, dos quais 89,9% foram com motos. Esta estatística foi superada em apenas seis meses, isso porque segundo o HRAS, de janeiro a junho desse ano foram registrados 421 acidentes, sendo 92,4% envolvendo motos. Este levantamento levou em conta o número de pacientes que deram entrada na sala velha da unidade hospitalar vítimas de acidentes de trânsito. O Hospital Regional não informou o número óbitos provocado por acidentes no trânsito.

De acordo com Messias Araújo, o excesso de velocidade é um dos principais fatores causador de acidentes com moto em Alta Floresta. “Infelizmente é uma situação alarmante. A gente conscientiza várias vezes fazendo blitz orientativas e até mesmo punitiva junto com a Polícia Militar, mas os condutores insistem em abusar da velocidade”, relatou ao comentar que os acidentes de trânsito estão superlotando o Hospital Regional onerando os cofres públicos do município e do estado.

“Aproveitamos para pedir aos condutores, principalmente de motocicleta, que tenham muito atenção no trânsito”, orientou.

Contramão – Os Agentes de Trânsito tem registrado inúmeros casos de veículos estacionados de forma irregular, principalmente na contramão. No domingo (06.09), foram notificados 16 condutores por estacionar os veículos na contramão, na Avenida Uniflor, em frente a Feira Livre.“Verificamos em vários pontos da cidade que as pessoas ainda insistem em estacionar principalmente na contramão, então pedimos a compreensão dos condutores para ter mais atenção ao estacionar seu veículo porque essa infração poderá resultar em acidente”, alerta Messias.

Infrações–Apesar de serem gravíssimas segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infrações como conduzir veículo sem  possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão Para Dirigir; sem a documentação do veiculo ou com o documento vencido; não usar o cinto de segurança; exceder o limite de velocidade e dirigir falando ao celular são corriqueiras em Alta Floresta. Está é a constatação do coordenador de Trânsito Messias Araújo, haja vista, o alto índice de ocorrências dessa natureza.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança possui dois canais aberto para contato direto com a população, seja para sugestões, reclamações e denúncias. O telefone para falar direto com a Guarda Municipal é o 153 e o da secretaria é o (66) 3903-1007.

Lindomar Leal

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top