Capa / Cidades / CHTP REALIZA CURSO DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PARA COMUNIDADES INDÍGENAS

CHTP REALIZA CURSO DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PARA COMUNIDADES INDÍGENAS

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), promoveu nos dias 13 e 14 de agosto o curso de Instalação Hidráulica Básica destinado aos povos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká da região do baixo Teles Pires. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) e contou com a participação de 20 alunos.

O analista ambiental da CHTP, Arthur Loiola, explica que a programação teve o objetivo de capacitar representantes das aldeias para que possam resolver necessidades simples de instalações e reparos no sistema hidráulico das comunidades. “As aldeias estão localizadas em regiões distantes da cidade e com o curso eles certamente conseguirão resolver alguns problemas sem as dificuldades de esperar a ida de técnicos e ainda devem economizar em tempo e recursos e até desenvolver uma profissão”, destaca Arthur.

Dentro da programação do curso, os alunos aprenderam técnicas de instalação e manutenção de sistemas hidráulicos que envolveram desde o uso de equipamentos de segurança no trabalho até montagens práticas de circuitos hidráulicos com caixa dágua, registro, torneira, caixa de descarga, instalações de esgoto sanitário, de água fria e quente entre outros serviços. “Procuramos ensinar de acordo com as necessidades das aldeias, a exemplo do tipo de ligação de água que para eles a melhor forma é a indireta com e sem bombeamento de água”, destacou o instrutor do curso, Rodrigo Gomes.

Com esse curso os alunos estão aptos para atender as necessidades em serviços hidráulicos básicos das 14 aldeias que compõem o baixo Teles Pires. O participante Taravy Kayabi faz até planos para o futuro. “Já temos alguns materiais na aldeia Dinossauro e com o curso vai ser possível realizar a instalação para puxar água do rio Teles Pires para uma caixa geral na aldeia. Estamos aqui para aprender e o curso é um começo”, disse Taravy.

A capacitação integra o Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas, desenvolvido pela CHTP nas comunidades indígenas da área de abrangência do empreendimento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top