Capa / Polícia / Comando regional de Alta Floresta diz que colaboração da população é fundamental na segurança pública

Comando regional de Alta Floresta diz que colaboração da população é fundamental na segurança pública

Segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Eliza Gund

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental. Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, a degradação do espaço público, e o considerável aumento populacional em Alta Floresta, tem proporcionado situações de medo aos moradores.

Na última quinta-feira, uma mulher de 65 anos foi abordada em plena luz do dia, na avenida Mato Grosso, principal via de acesso ao bairro Cidade Alta, por duas pessoas em uma motocicleta. “Eu atravessei a avenida e peguei a ciclovia, tinha uma “maloquinha” parada lá, tinha uma moto com dois, uma mulher e um rapaz, e mais uns três juntos em pé, aí eu passei meio desconfiada, desviando deles, e eles sempre me acompanhando na ciclovia, eu saída e eles pareavam de novo comigo, eu desconfiei, quando passei da ponte pra cá eles tentaram tomar a minha bolsa, rasgou tudo a bolsa. Uma mulher buzinou o carro, ligou pra polícia, e a outra vinha de bicicleta para tentar me socorrer”, relatou a idosa, ainda em choque com o que havia acontecido.

Ao se falar em segurança pública, o jornal O Diário procurou saber de quem é a responsabilidade. “Segundo a nossa constituição, segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. Casos como aqueles que você acabou de citar, é um grande exemplo disso aí, onde pessoas que não estavam diretamente ligadas ao fato, foram as que contribuíram para que as informações chegassem de forma adequada aos órgãos de segurança pública”, afirmou Tenente Coronel Judson, Comandante Adjunto do IX Comando Regional da Polícia Militar.

No caso da abordagem feita contra a idosa, a ação da dupla foi inibida por pessoas que passavam na avenida naquele momento. A Polícia Militar foi acionada, realizou rondas, porém as informações eram poucas e a polícia não obteve êxito nas buscas. Segundo o Comandante Adjunto, a população tem papel fundamental na segurança pública, auxiliando a polícia com informações. “É extremamente importante, informações são importantíssimas para que a polícia tenha um êxito nas suas ações, e vem exatamente da população. As pessoas que puderem colher informações importantes para que a polícia tenha uma ação eficaz é de extrema importância para a sociedade e os órgãos de segurança pública também”, pontuou o Comandante Adjunto.

Ao ser indagado sobre o papel da Polícia Militar na segurança pública, o Comandante Adjunto responde. “No contexto segurança pública, o papel da Polícia Militar, é o policiamento ostensivo e preventivo. Então a polícia está nas ruas de forma fardada, ostensiva, de forma que todos da sociedade observem de longe através de seu fardamento, de suas características das suas viaturas, a presença da polícia”. A polícia é a instituição mais diretamente envolvida com a criminalidade, atraindo para si uma grande responsabilidade.

Mas, o assunto Segurança Pública, é bem mais abrangente do que parece e, certamente, há muitas outras instituições responsáveis pelo combate ao crime, a saber: a escola, a igreja, a família e o próprio sistema prisional. Essa divisão de responsabilidades é garantida na própria Constituição Federal, que afirma, no caput do Art. 144, que a Segurança Pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. O “Estado” da qual fala a constituição não diz respeito apenas aos Estados da Federação, mas também às esferas federal e municipal.

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top