Capa / Cultura / Realizado encontro Troca de Saberes com produtores do PRODAM

Realizado encontro Troca de Saberes com produtores do PRODAM

Assessoria de Comunicação – Projeto Olhos D’ Água da Amazônia

 

Trocar experiências e conhecimento, com esse objetivo aconteceu no último dia (23.07) o primeiro encontro Troca de Saberes com produtores rurais beneficiários do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, executado pela Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, a atividade contempla a ação de fortalecimento das cadeias produtivas no município, com a implantação e manejo de vinte hortas orgânicas que irá atender produtores rurais com o sistema do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). O encontro foi realizado na propriedade do senhor Geraldo Dias, na Comunidade Cristalina.

 

A técnica utilizada é conhecida como mauch que é o plantio sobre lona, a principal vantagem desta técnica é o controle das plantas espontâneas, pois ela otimiza o tempo não permitindo o crescimento de plantas daninhas junto com a produção de cultivos, e isso é de extrema importância levando em conta a escassez da mão de obra no campo. “Esta técnica facilita a vida do trabalhador rural”, explica a engenheira agrônoma, Ivone Neves.

 

Conforme Ivone, essa é uma atividade que contribuiu para a ampliação da técnica em outras propriedades rurais, e uma oportunidade de disseminação de conhecimento junto aos demais produtores de hortas orgânicas. “Esse foi o primeiro encontro e esperamos tornar essa atividade constante no projeto Olhos D’ Água da Amazônia”, completa a engenheira.

 

Para a produtora rural Maria Aparecida Baccarri, essa troca de experiências é importante, assim conhecer algo que já é feito em outras propriedades e ver a possibilidade de fazer em nossa propriedade, declara.

 

O produtor rural senhor Geraldo Dias, é um dos beneficiados pelo PRODAM com a construção de hortas orgânicas em sua propriedade e já utilizou o kit de produtos formado por 01 caixa d’ água de 5.000 litros, 03 rolos de telas de galinheiro de 50 metros, 350 metros de fita gotejada, 100 metros de mangueira preta de polietileno, 64m² de lona plástica e lascas de madeira. Em breve a SECMA vai entregar madeiras para que os produtores possam dar prosseguimento à construção das hortas e do galinheiro.

 

Conforme o coordenador executivo do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues, este momento é rico, pois propicia demostrar na prática o que cada agricultor tem de mais eficiente na condução de sua produção agrícola possibilitando assim uma formação continua entre produtores e técnicos do PRODAM.

 

O projeto PAIS é uma metodologia de produção de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais com base agroecológicas, sem uso de agrotóxicos e não prejudicial ao Meio Ambiente.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top