Capa / Em Destaque / Paliativo: prefeitura faz força tarefa para resolver problema do Lixão

Paliativo: prefeitura faz força tarefa para resolver problema do Lixão

aterro sanitárioDepois que o lixo chegou, literalmente, às margens da MT 208, sem tratamento ou, no mínimo, sem manuseio adequado, a secretaria de obras interveio para realizar um “paliativo” no Aterro Municipal. Com dois caminhões, uma PC, uma prancha e um trator esteira, (este que foi emprestado por um fazendeiro, já que a prefeitura não tem equipamento em condições de trabalho), além de um grupo de funcionários, a prefeitura realizou uma força tarefa para dar as mínimas condições até que a situação do aterro esteja definitivamente resolvida. Segundo o vereador Reinaldo de Souza, líder do prefeito na Câmara de Vereadores, o departamento jurídico da prefeitura já esta trabalhando para resolver juridicamente a situação. “Esta empresa não fez nada e o prefeito já esta mexendo com aparte jurídica da prefeitura para que seja rescindido este contrato e o prefeito vai estar fazendo alguma ação, ou o município vai tocar, ou que entre uma empresa que realmente quer cuidar do aterro sanitário”, disse Reinaldo de Souza.
Apesar do nome, “aterro municipal”, o aterro é terceirizado, desde o ano de 2006 e nunca houve um tratamento digno para o lixo coletado em Alta Floresta. “Na época foi feita uma licitação, foi passada para uma empresa privada que estaria cuidando do aterro sanitário, esta empresa recebeu e recebeu muito dinheiro e nunca fez nada aqui no aterro, na gestão do prefeito Asiel esta empresa já estava tocando o aterro sanitário, o prefeito chegou pagar algum tempo e depois ele viu que não teria condições de pagar uma empresa que não estava pagando nada, aí ele suspendeu o pagamento”, disse o vereador.
O problema ficou mais evidente no início do ano, quando o lixo avançava para a porteira do aterro sanitário. Há cerca de 30 dias o MPE chegou mediar uma reunião entre administração municipal e a empresa, que reclamou que a prefeitura estava inadimplente. Para o MPE, o prefeito explicou que, como a empresa não estava cumprindo com suas obrigações, resolveu suspender os pagamentos até que o serviço fosse executado. Ao MPE, a empresa teria se comprometido à dar uma solução, o que não aconteceu. Segundo um funcionário que trabalha no lixão, há pelo menos 90 dias a empresa “abandonou” o aterro sanitário, o que explicaria em tese a situação que salta aos olhos.
Para o secretário de obras, Eloi Luiz de Almeida, o prefeito Asiel Bezerra determinou que fossem feitos todos os esforços para a realização do paliativo. Nós estamos fazendo o possível para amenizar o problema que é de obrigação da empresa que ganhou a concorrência pública no município. É um trabalho emergencial”, disse o secretário, que aproveitou para agradecer aos fazendeiros que auxiliaram até com maquinários. “É um trabalho da prefeitura, Câmara Municipal e iniciativa privada, dois empresários da cidade se prontificaram, arrumou o esteira para fazer este trabalho e uma prancha, então, tenho eu agradecer a oportunidade”, disse o secretário.
O vereador Lau disse que as máquinas da prefeitura não poderiam sequer entrar no aterro sanitário, no entanto, a situação se tornou calamitosa e necessitou da intervenção do poder público. “A situação, do jeito que estava, o prefeito determinou que tomasse as providencias”, afirmou.

KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera KODAK Digital Still Camera

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top