Capa / Cidades / Fest Cine de Guarantã do Norte vai homenagear Amauri Tangará

Fest Cine de Guarantã do Norte vai homenagear Amauri Tangará

Começou ontem, 18, e segue até domingo, 22, o “1º Fest Cine Guarantã”, com palestras, exibição de curtas e longas metragens, com entrada franqueada para os espectadores que inclusive poderão votar para a escolha do melhor filme na categoria júri popular. Além dessa categoria, um júri oficial definirá o  melhor filme, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz e prêmio revelação. A realização é da Prefeitura de Guarantã do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Departamento De Cultura, com apoio do Deputado Estadual Pedro Satélite, da Secretaria de Estado de Turismo e do Governo do Estado de Mato Grosso. Conta ainda com as parcerias da Cia D’Artes do Brasil, e do Cinepatropi.

Foram escolhidos seis operadores culturais em diversos seguimentos para fazer parte do júri, dentre eles o cineasta de Alta Floresta Ronaldo Adriano. O júri conta também com Celso Sabadin, crítico e professor de cinema em São Paulo, Denizalde, Cineclube Zumbi de Sinop, Ana Lima, diretora e atriz de Sorocaba – SP e Wilson Machado, Jornalista e cineasta – SP.

O “1º Fest Cine Guarantã”, irá homenagear o cineasta mato-grossense Amauri Tangará, um dos mais importantes do gênero no estado de Mato Grosso e que já está em Guarantã para acompanhar as atividades. “O 1º Fest Cine Guarantã é um sonho antigo, que o ator e radialista Renan Dimuriez me confidenciou desde a realização do meu primeiro longa, A Oitava Cor do Arco-Iris, onde ele trabalhou como ator. Sempre pensamos na utilidade de um evento como este numa cidade que fica tão distante da capital e que oferece tão pouca diversidade de opções de lazer para sua população”, disse o homenageado, que revelou a preocupação em que surjam novos talentos na área da dramaturgia em Mato Grosso, através da formação técnica. “Já foi o tempo em que profissões de sucesso no interior eram apenas de médico,advogado ou engenheiro.  Hoje a demanda por bons profissionais de câmera, direção e edição é cada vez maior e o que eu quero é provar que a meninada de qualquer cidade, por mais distante  que seja dos grandes centros, tem capacidades inúmeras de se transformar num profissional de sucesso”, afirmou.

Os filmes da Mostra Competitiva são:

– A Volta dos que já foram – Campo Verde – MT – 15”

Sinopse: A morte anda muito chata e os mortos querem fazer uma festa – fora do cemitério, para isso, buscam ajuda da única pessoa que os vê e até conversa com eles na cidade – o coveiro Chico.

– Contos de Salto – Salto do Céu – MT – 13”

Sinopse: Conquistar uma namorada não é tarefa fácil em Salto do Céu. Para impressionar as meninas, os rapazes prometem coisas incríveis. E aquela luz lá na mata¿ Será só causo ou existe mesmo¿

– Estranho Encantamento – Nobres – MT – 12”

Sinopse: A Lenda das três Marias, virgens que se transformaram nas três grandes pedras que se vêm ao longe é o mote dessa história, que revela a verdadeira face de muito valentão.

– E Foi Mais ou Menos Assim – Peixoto de Azevedo – MT- 17”

Sinopse: Um concurso de histórias promovido pela TV local deixa em polvorosa toda a cidade. Quem será capaz de “mentir” mais que o velho contador de histórias que revive os momentos de glória dos garimpos da cidade, mas que também relata com graça o grande crescimento de Peixoto¿ É doido é¿

– Caso Cabuloso – Diamantino – MT – 11”

Sinopse: Um estranho visitante começa a encabular os moradores da cidade. Os velhos casarões guardam mistérios e as histórias do velho contador de causos ajudam a desassossegar o juízo dos mais jovens. É cabuloooooso!!!

 

– Um Dia Daqueles – Cabixi – RO – 12”

Sinopse: Matar aula às vezes pode não ser tão boa ideia assim. Há muitos perigos na beira do rio. De índios canibais ao crocodilo Roberto. Ninguém está seguro.

– Duro de Pagar – Jaurú – MT – 12”

Sinopse:  Na cidade de Jaurú, uma promessa pode ser motivo pra muita conversa e não cumpri-la então, pode ser ainda pior. Você quer arriscar¿

 

Além dos filmes que competirão, no domingo será apresentado um filme do homenageado Amauri Tangará (não concorrerá aos prêmios) cujo titulo é: Pobre é quem não tem Jipe –  Amauri Tangará – 24” – 1997 e que conta a história que se passa nos anos 50, onde um menino inicia sua fase de descobertas. O primeiro carro e o sentido da palavra “pobre” são aqueles que mais o marcam, em sua empreitada por conhecer o outro lado dos horizontes.

No mesmo dia acontece a palestra com o jornalista Celso Sabadin, com mais de 30 anos de carreira. Além de jornalista Sabadin é crítico de cinema, roteirista, escritor, professor, produtor e diretor de cinema. A palestra a ser proferida tenm o tema: “Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top