Capa / Em Destaque / Paranaíta será o município prioritário, diz diretoria da UHE São Manoel

Paranaíta será o município prioritário, diz diretoria da UHE São Manoel

São ManoelA Construção da Hidrelétrica de São Manuel está em contagem regressiva para seu inicio, após todos os entraves burocráticos e embargos derrubados na justiça os Diretores da Empresa aguardam apenas a Licença de Liberação que deverá sair até a próxima semana, Dr. Antonio Maia Diretor Técnico da São Manoel Energia nos informou que os equipamentos e maquinários necessários para o inicio das operações já estão seguindo com destino ao Município de Paranaita que foi escolhido para ser a Sede Regional da Empresa.

Após várias reuniões em Paranaita entre os diretores da São Manoel e a equipe de secretários da Prefeitura comandada pelo Prefeito Tony Rufatto e a participação do poder legislativo na presença do Presidente Rusdael Barbosa. Nas reuniões o Prefeito Tony Rufatto foi enfático ao afirmar que Paranaita não poderia ser prejudicada novamente por atitudes unilaterais de uma empresa que representa muito no contexto econômico e sócio ambiental do Município.

O Prefeito expôs que Paranaita está preparada com agencias bancárias e que os pagamentos deveriam ser realizados em sua totalidade no Município e que se houvessem necessidades buscaria soluções junto às agencias. Os diretores também foram cobrados para valorizarem o comercio local não somente com locações de imóveis, mas que a São Manuel pudesse adquirir bens móveis e alimentícios promovendo assim o crescimento econômico local.

Também foi abordado pela equipe de negociação que a Diretoria da São Manuel possa fazer parte de uma comissão para negociar a melhor forma de divisão do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) entre os Municípios de Jacareacanga onde se concentrará a maior parte da obra e Paranaita que por sua vez terá os maiores impactos econômicos e sociais, por isso o Prefeito Tony Rufatto espera que pelo menos o imposto seja de igual valor para ambos os municípios, ou seja 50% para cada.

As cobranças surgiram efeito e foram entendidas pelos Diretores da São Manuel, pois, reconheceram que será no município de Paranaita os grandes impactos serão sentidos pela população e em especial pelo Poder Público que terá novamente que ter condições de atuar em áreas como educação, segurança e saúde as mais atingidas quando há um crescimento populacional com a chegada de um empreendimento destas dimensões.

A Usina Hidrelétrica de São Manoel é uma usina hidrelétrica em projeto no Rio Teles Pires ou São Manuel como também é conhecido, em Mato Grosso. Terá capacidade instalada de 700MW, sendo a segunda maior usina do Complexo Teles Pires

Confira abaixo, na íntegra a entrevista com o Diretor Técnico da São Manoel Energia, Dr. Antonio Maia, concedida na manhã desta Quarta feira (04/06) no Floresta Amazônica Hotel em Alta Floresta.

– Qual o Diferencial da Hidrelétrica São Manuel em Relação ao atual modelo da UHE Teles Pires?

Vai ser diferente devido à distância que a usina vai ficar do maior centro urbano que será Paranaita, o nosso município sede está a cerca de 140 quilômetros, então a diferença básica de outros empreendimentos e que nós vamos ter que dotar o canteiro com condições de alojamentos e infraestrutura, enfim fazer uma verdadeira cidade lá dentro, porque o nosso pessoal não teria condições de trabalho após cerca de duas horas de viagem para chegar no local da obra, então, em resumo é um modelo igual aos demais, sendo que a única diferença é que vamos concentrar em toda a estrutura ótimas condições para que todos morem na obra.

– Onde ficará sede regional em Paranaíta ou Alta Floresta?

Já está decidido, a nossa sede regional será Paranaíta, teremos um escritório em alta floresta por questão de apoio devido ao aeroporto , mas toda nossa estrutura estará em Paranaita, só para se ter uma idéia, em Paranaita vamos fazer todo processo de admissão de funcionários e serão muitos com prioridade para quem já mora no município, pois isso é muito melhor para nós da empresa e foi uma exigência também do prefeito.

– Antes da construção dos alojamentos como será feito?

Todos os alojamentos, hotéis, serão contratados em Paranaita inclusive já estamos realizando os contratos e todos ficarão hospedados no município até a conclusão dos alojamentos no canteiro de obras dos alojamentos.

– Os pagamentos onde serão realizados, Paranaita ou Alta Floresta?

Esta semana, um diretor superintendente da área financeira  já esteve aqui em Paranaíta e abriu uma conta na Caixa Econômica, então será nesta agencia que fará o pagamento de nosso pessoal, todos em Paranaíta.

– Aquisição no comércio qual o procedimento da São Manoel, a empresa  vai adquirir bens e serviços no comércio local?

A orientação dada, é que toda compra como abastecimento e alimentos necesários para manter a equipe, tudo deverá ser feito em Paranaita, o que a gente quer é que os comerciantes ofereçam preços compatíveis, pois se o preço for muito mais alto vamos rever, mas se for em condições normais (preço justo) tudo será feito em Paranaita, até porque toda nossa estrutura para fazer essa compra estará em Paranaita, ou seja prioridade absoluta, inclusive terá um diretor da obra que está morando em Paranaita. “Uma coisa é preferência, a outra é concorrência”.

– A negociação com o Prefeito foi fator relevante para que a São Manoel pudesse estar agindo assim, dando total prioridade a Paranaita?

Foi, o prefeito está nos dando um apoio muito grande, nós sabemos dos problemas que o município vem enfrentando e a maioria deles é devido o governo federal não ter feito o que deveria fazer, mas o prefeito está dando apoio necessário na medida do possível.

– A contra partida, ou seja, investimentos que serão feitos para compensar os impactos sociais?

O prefeito nos fez várias solicitações, e nós fizemos uma proposta que foi entregue e o prefeito está analisando. É uma proposta, que o Ibama e os orgãos ambientais e nós também achamos que tem que haver a compensação dos impactos por conta do empreendimento, principalmente nas áreas, de segurança, saúde e educação.

– O ISSQN como será divido Paranaita ficará sem receber?

Em todos estes empreendimentos relacionado a este imposto, é feito um acordo entre as prefeituras e depois disto, decidido, nós fazemos o repasse, a diferença em relação a Usina Teles Pires, é que a São Manoel a maior parte dos investimentos na obra estaá do lado direito do Rio, ou seja, no Pará, então deverá chegar-se á um acordo entre as prefeituras de Jacareacanga e Paranaíta, e nós podemos como empresa ajudar nisso, para ver se chega a um concesso, em um número, porque para ficar uma situação melhor para Paranaita até porque, no fundo, no fundo é Paranaita que sofrerá maior impacto, Jacareacanja é muito longe da obra.

– Então não existe risco de paranaita deixar de receber o issqn?

Mais de  jeito nenhum, nós não podemos ferir a legislação que é bem clara onde diz que o imposto é devido no local onde é feito o serviço, só que o grosso do serviço mas caro realmente é feito no lado do Pará, a casa de força e as maquinas todas estão as margens direita, já do lado de Paranaíta cabe, a barragem, a parte do movimento de terra, tem também a supressão vegetal muito grande, pois o reservatório em sua maior parte esta em terras de Paranaita isso em torno de 70% ou seja as obras que serão feitas somente 30% do imposto serão de Jacareacanga a não ser que seja feito um acordo global.

– A instalação quando começa?

Expectativa que já na próxima semana saia licença de instalação, por isso já foi iniciado o transporte de equipamentos à Paranaíta, onde aguardarão a licença para seguirem até a obra, só para se ter uma idéia se tudo ocorrer bem a partir do proximo mês (Julho), teremos uma equipe contratada de aproximadamente mil pessoas e este número se mantém até dezembro, será esta equipe a responsável em dar inicio as obras de  terraplenagem, preparando as ensecadeiras para fazer os desvios da primeira etapa, ainda este ano antes das chuvas.

– Sobre as estrutura de empresas menores, todas terão que continuar em Paranaita?

Todas terão que estar em Paranaita porque será nossa sede, elas estando juntas facilita para nosso atendimento.

Dr. Antonio Maia Diretor Técnico da São Manoel Energia ainda destacou:

– A relação da Empresa com o prefeito Tony é considerado muito boa,  já tivemos algumas reuniões e ele tem sido muito cordial, concordou com as nossas solicitações e está dando apoio porque sabe que isso é importante para o município, sabe que isso vai gerar recursos adicionais, e lógico a preocupação dele é normal, tem nos solicitado diversas ações para tentar fazer com que o município tenha uma estrutura para suportar este movimento muito grande, mas digo, que é muito bom o apoio que ele está nos dando.

Destaco ainda que o pico da obra será em julho e agosto de 2015, onde cerca de 4.500 estarão no canteiro. No final de 2015 começa baixar, em 2017 começar gerar a primeira máquina e a cada dois meses, outra maquina e a previsão é abril de 2018 seja concluída a obra.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top