Capa / Cidades / Alunos de pós-graduação pesquisam casos reais de violência e exploração infantil da região

Alunos de pós-graduação pesquisam casos reais de violência e exploração infantil da região

alunos de pósOs casos reais de violência contra crianças e adolescentes em Paranaíta e Alta Floresta, ambos municípios de Mato Grosso, serão objeto de estudo dos 59 alunos do curso de pós-graduação em Políticas Sociais de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ministrado pelo Instituto Professor Fernandes Empreendimentos Educacionais – Profereduc .

Essa iniciativa, que nasceu da parceria firmada entre a Companhia Hidrelétrica Teles Pires e as prefeituras dos dois municípios, foi motivada principalmente pelo levantamento feito, em 2008, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a pedofilia do Senado Federal, que apontou Alta Floresta como a quarta colocada no ranking dos municípios do Mato Grosso em casos de violência infanto-juvenil.

O objetivo do curso é preparar os profissionais que atuam nas áreas sociais, de saúde, segurança pública e educação nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta para lidar diretamente com as políticas de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e para conscientizar a população de que a denúncia é a principal ferramenta para romper esse ciclo.

Para subsidiar as pesquisas, cujo foco é tentar diagnosticar o quadro da violência na região, os pós-graduandos irão visitar lares, hospitais, delegacias, conselhos e escolas para coletar dados e informações que possam auxiliá-los a conhecer melhor a realidade desse tipo de violência e abuso.

De acordo com a psicopedagoga e monitora do curso, Luzia França de Moraes, as pesquisas feitas pelos alunos vão abordar casos reais de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual dos municípios. “Durante seis meses, sob a orientação dos professores, os alunos vão tentar localizar as crianças e adolescentes que sofreram violência, foram abusadas e constrangidas de alguma forma. Com esse trabalho será possível realizar um novo diagnóstico do número de casos e descobrir se existem casos velados que ainda não foram descobertos e denunciados.”

A aluna Edna Pereira pretende abordar em seu trabalho de conclusão de curso a importância da Companhia Hidrelétrica Teles Pires para o enfrentamento da violência e do abuso das crianças e adolescentes. “Vou pesquisar o que levou a usina a desenvolver e investir tão alto em capacitações relacionadas a essa temática”, afirmou.

A pastora de uma igreja evangélica em Alta Floresta e acadêmica do curso, Vanda Bueno, realiza trabalhos sociais com o público feminino em alguns bairros da cidade. “Essas informações da pós-graduação são muito importantes no nosso trabalho, porque na comunidade que atuamos temos conhecimento de casos de violência contra crianças e adolescentes e quero aprender a lidar com as mães, cujos filhos são vítimas de violência. Meu TCC vai abordar o papel da igreja na ajuda às famílias de crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência no bairro São José Operário”, explicou.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top