Capa / Em Destaque / Cuiabá pode ser acionada na Justiça pela Fifa se não construir o fan fest

Cuiabá pode ser acionada na Justiça pela Fifa se não construir o fan fest

fan-fest(1)A menos de quatro meses da Copa 2014, Cuiabá ainda não se concentrou na construção de seu fan fest para os jogos do Mundial. E se não fizer isso, a capital mato-grossense poderá ser acionada na Justiça por não cumprir um acordo com a Fifa. A ameaça partiu, nesta quinta-feira do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.A exemplo de Cuiabá, todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo assinaram um compromisso para promover a Fan Fest, local para torcedores assistirem aos jogos, e quem não cumprir será acionado na Justiça.

Até agora, apenas Recife se manifestou dizendo que não vai realizar o evento, porque não quer gastar dinheiro público. Os custos, estimados inicialmente em R$ 20 milhões, foram reduzidos para R$ 11 milhões, mas a cidade deseja que o setor privado faça investimentos, como aconteceu em outras sedes.

Weil afirmou que “se as autoridades do Recife quiserem, podemos ajudá-los a entender o orçamento. Não vamos negociar, não há nada para ser negociado. O que podemos é ajudar sobre parceiros, sobre como gerar receitas”. A afirmação foi feita a jornalistas em Florianópolis, onde ocorre um seminário com as 32 seleções do Mundial. “Se Recife, o que eu não acredito, não realizar (a Fan Fest), há um contrato, e quando há um contrato, vamos ter que acionar o departamento jurídico”, completou.

O diretor de marketing disse que ainda não conversou com representantes do Recife, mas acredita em uma solução para mais um impasse envolvendo a Fifa e cidades-sedes da Copa, após problemas com atrasos nas obras de estádios. Segundo ele, duas cidades se candidataram a realizar o evento, caso a capital pernambucana desista – uma delas é João Pessoa.

A Fan Fest, local onde os torcedores podem assistir às partidas em telões e desfrutar de entretenimento, começou em uma praça da Coreia do Sul, por acaso, em 2002, e foi implementada a partir da Copa da Alemanha, em 2006, levando um total de 24 milhões de pessoas a esses locais, de acordo com a Fifa, nos dois últimos Mundiais.

O propósito é oferecer entretenimento a moradores das cidades-sede da Copa que não puderem ir ao estádio. “Meu objetivo é ter nas 12 cidades (a Fan Fest) para darmos aos cidadãos oportunidade de comemorar, de estarem juntos. É realmente um lugar de celebração”, disse o dirigente da Fifa, explicando que o ambiente do estádio pode ser copiado no local, mas sem ingressos.

Nestes locais, patrocinadores da Fifa normalmente investem para aparecerem em transmissões do mundo todo, e cada cidade escolhe o tipo de evento que quer – com mais atividades, ou menos, em um catálogo proposto pela entidade que controla o futebol mundial.

Questionado sobre mudanças de locais da Fan Fest por causa de manifestações, Weil disse que cabe a cada cidade decidir pela localização do evento. São Paulo, por exemplo, deve realizá-lo no Vale do Anhangabaú, enquanto o Rio de Janeiro o fará na praia de Copacabana.

Caso manifestantes violentos ou com cartazes contra a Fifa tentem entrar nestes lugares, eles poderão ser impedidos. “Temos uma regra para tudo. Não tão rígidas quanto no estádio, mas queremos que as pessoas estejam ali por um boa razão. Se tiver uma pessoa que não esteja por uma boa razão, se possível vamos impedir a entrada. Tem que agir, não tem jeito”, declarou.

O fan fest de Cuiabá para o Mundial 2014 já está confirmado e tem local reservado. Será na arena do Parque de Exposições do Porto, onde será instalado um grande telão. Com informações do portal Terra

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top