Capa / Agropecuária / Conab reformará armazéns em Alta Floresta e Sorriso

Conab reformará armazéns em Alta Floresta e Sorriso

ConabCerca de R$ 22 milhões serão investidos na recuperação da estrutura de 4 armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Mato Grosso. O processo de licitação está na fase inicial para as unidades de Alta Floresta, Sorriso, Diamantino e Rondonópolis, que totalizam uma capacidade de 200 mil toneladas. De acordo com o superintendente da Conab/MT, Ovídio Costa Miranda, o órgão foi incluído no Plano Nacional de Armazenagem, lançado em julho do ano passado, que prevê a instalação e modernização de armazéns em todo o país.

Miranda ressalta que a unidade instalada em Sinop será desativada por- que está no área urbana da cidade. Por questões estruturais, todas essas unidades deixaram de operar desde a última safra.“Nossa expectativa é que as obras comecem entre maio e junho (2014). Vencidos os processos esperamos poder armazenar a próxima produção de milho 2a safra (2014/2015) na maioria das unidades. Já o processamento (recepção, pré-limpeza, limpeza e secagem) não dará tempo”. O Banco do Brasil é responsável pelo gerencia- mento e acompanhamento técnico das obras. Uma equipe de infraestrutura foi montada dentro da instituição financeira para fazer o trabalho. O gerente de Mercado Governo do BB, Whelen Gonçalo de Arruda Leite, explica que alguns editais já foram abertos este mês para a contratação de projetistas, de engenharia e para estudos diversos. “Para lançar esses editais em fevereiro, a exemplo dos aeroportos, foram feitos levantamentos e depois montado um memorial inicial”. Segundo o gerente, o BB tinha documentos da Conab sobre a estrutura das unidades, mas optou por ver in loco o estado de deterioração daestrutura.

Cada etapa do projeto é coordenada pelos engenheiros do banco. Leite frisa que não existe uma data para iniciar e finalizar os editais, mesmo que eles estejam no RCD (Regime Diferenciado de Contratação). Além dos editais de engenharia, outros complementares serão lançados como para licenças ambientais, certificação (qualidade do armazém) e mobiliário. Alguns editais lançados passaram por ajustes e foram relançados. Em todo o país, entre 70 e 80 editais de engenharia foram divulgados pelo banco para armazéns da Conab.

Estoques- A partir desta semana, 24 técnicos da Conab inspecionam 120 armazéns localizados em 5 esta- dos brasileiros. Em Mato Grosso, onde estão loca- lizados 57 unidades credenciadas, que juntas armazenam 1,7 milhão de toneladas de grãos, os trabalhos iniciam em março. Conforme o superintendente do órgão no Estado, esta é a 1a das 5 etapas de fiscalização dos estoques públicos realizados no ano. “O intuito da fisca- lização é orientar o armazenador quanto a manutenção quanti e qualidade dos estoques de grãos”. Se houver alguma problema na parte da estrutura de armazenagem, a Conab pode emi- tir um Termo de Notificação e Vistoria para que seja corrigida falha.

 

 
Fonte: A Gazeta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top