Capa / Educação / Escolas de Alta Floresta não devem aderir a paralisação nessa sexta-feira (31)

Escolas de Alta Floresta não devem aderir a paralisação nessa sexta-feira (31)

alunos escolaApesar da divulgação por parte da representante regional do Sintep em Alta Floresta, quanto a paralisação das escolas prevista para a próxima sexta-feira (31) em frente à Câmara Municipal, vários profissionais da educação de Alta Floresta não devem participar do ato.

Escolas do município como Rui Barbosa, JVC, Cecília Meireles, localizadas na grande Cidade Alta e Vitória Furlani da Riva, localizada no centro de Alta Floresta, que são os “termômetros” das demais escolas, não irão paralisar suas atividades.

Os motivos seriam vários para justificar a não paralisação, mas os principais seriam a falta de dias para reposição dessas aulas, já que faltam cerca de 18 dias para encerramento do ano letivo de 2013, e também, a falta de data para a aplicação das avaliações bimestrais, já que vários professores estão comprometidos com poucos dias letivos para encerar algumas turmas.

De acordo com informação, a paralisação é devido ao não acordo do Sintep com a Seduc sobre a remuneração dos professores contratados durante reposição das aulas referentes aos dias de greve. Os profissionais irão fazer mobilizações para exigir o firmamento de contrato que garanta salário e demais direitos trabalhistas no mês de janeiro, além de outros vários itens de melhorias para as escolas, onde o governo não vem realizando.

Mas, vale lembrar que os professores efetivos que participaram das paralisações estão trabalhando normalmente, repondo as aulas do período de greve, e não receberão por esse serviço.

Protesto diferenciado

Ao invés de pararem nesse dia, vários profissionais da educação em Alta Floresta propuseram de levarem para dentro das salas o porquê da paralisação no dia 31, mostrando o descaso do atual governo com a educação no estado de Mato Grosso. Além disso, eles devem realizar uma panfletagem nos portões das escolas, antes do inicio das aulas.

Calendário escolar

O calendário escolar de 2013 está previsto para encerrar no dia 19 de fevereiro de 2014 em virtude das paralisações.

Já o calendário de 2014, de acordo com a proposta da Seduc, iniciará no dia 17 de março, onde o primeiro semestre de aula termina no dia 27 de junho. O segundo semestre iniciará no dia 14 de julho com o término do ano letivo previsto para o dia 22 de dezembro. Além disso, o calendário escolar conta com 20 sábados letivos, sendo 17 em salas de aulas.

A classe da educação esta bastante revoltada com a imposição do calendário de 2014 proposto pela Seduc e deve encaminhar algumas sugestões, visando algumas alterações, mas que não prejudiquem o ano letivo.

 

Nilson J Freitas

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top