Capa / Cultura / Em fase solar, banda cuiabana disputa prêmio da Rolling Stone

Em fase solar, banda cuiabana disputa prêmio da Rolling Stone

Douglas Godoy, Helio Flanders, Reginaldo Lincoln, Fernanda Kostchak, David Dafré e Luiz Lazzaroto

Douglas Godoy, Helio Flanders, Reginaldo Lincoln, Fernanda Kostchak, David Dafré e Luiz Lazzaroto

 

Após ganhar o título de Melhor Banda de 2012 durante o VMB, premiação promovida pela MTV, a banda cuiabana Vanguart concorre com a melhor música e melhor disco em premiação da revista Rolling Stone Brasil com a canção “Meu Sol”. O sucesso revelado no álbum “Muito Mais que Amor” ficou conhecido do grande público ao virar tema do casal protagonista da novela das sete e mostra uma vertente mais romântica do grupo.

O baixista Reginaldo Lincoln considera este álbum “o mais solar dos trabalhos da banda”, que contrasta com o álbum “Boa Parte de Mim Vai Embora” de 2011 que contava a mudança do grupo de Cuiabá para São Paulo em busca de reconhecimento e novas oportunidades de trabalho.

O projeto Vanguart era originalmente um solo protagonizado pelo vocalista Hélio Flanders. Em casa ele fazia a voz, tocava violão, teclado e mandava tudo para o computador para fazer discos como “Ready To… e The Noon Moon”, que foram distribuídos apenas para amigos.

A banda tomou forma em 2004 quando Hélio convidou os amigos que conhecia do cenário musical em Cuiabá para gravar um CD sem compromisso. O resultado foi tão bom que começaram a fazer shows nos festivais de música independente da capital de Mato Grosso, passo importante para fazer o som do Vanguart chegar a outras pessoas. O primeiro sucesso veio com o single “Semáforo”, incluído em uma coletânea de bandas independentes brasileiras lançada em 2008 pela revista francesa Brazuca.

Em agosto de 2007, a banda foi ao ar na Rede Globo como convidada do programa Som Brasil (tributos a artistas consagrados da música brasileira) que, naquela ocasião, homenageou o cantor Raul Seixas. O Vanguart tocou, dentre outras músicas, “Cowboy Fora da Lei” e “Rock das Aranhas”.

Hélio, que começou a tocar violão e a compor com 12 anos, é paranaense e veio para Cuiabá com 8 anos. O vocalista não enquadra sua música em qualquer estilo específico e prefere chamar de “nova música brasileira”. Apesar do sucesso ser nacional, Hélio garante que o Vanguart não perde as raízes cuiabanas.”Cuiabá está bem presente na temática, na poética da banda. O poeta Silva Freire é um gênio e nos influenciou bastante”, explica Hélio.

Todos os integrantes da banda tinham outras profissões, que foram gradativamente deixadas para trás com o sucesso do grupo. O baixista Reginaldo Lincoln, único nascido em Cuiabá, garante que apesar de todos terem se mudado para São Paulo, Cuiabá é uma constante na inspiração e memória da banda. “Convivíamos com os músicos na noite cuiabana e isso nos influenciou muito. Cuiabá para mim é muito forte, aqui componho para falar dos sentimentos que esta cidade me traz. É nossa casa”, conclui.

As primeiras músicas foram compostas em inglês e os álbuns da banda traziam canções em espanhol, inglês e português. “Muito mais que amor” é o primeiro álbum apenas com músicas em português o que, segundo o vocalista Hélio, “é um desafio como compositor e aproxima mais a banda das pessoas”.

Prestes a completar 10 anos de estrada, o grupo vai rodar o Brasil em 2014 com shows para divulgar o terceiro disco. O reconhecimento do público traz ânimo para a banda cuiabana continuar com seu trabalho. “É a chance que temos de continuar vivendo esse sonho e continuar trabalhando para fazer melhor ainda. Temos um contato bom com a mídia, ganhamos como melhor disco, e agora concorremos à melhor música no Rolling Tones”, comemora Reginaldo Lincoln.

Vanguart é formada por Hélio (voz, violão, trompete, gaita e bandolim), Reginaldo Lincoln (voz, baixo, bandolim), Douglas Godoy (bateria), Luiz Lazzaroto (teclado) e David Dafré (guitarra e clarinete) e a mais recente componente do grupo, Fernanda Kostchak no violino.

Em dezembro de 2012 a banda lançou seu novo site com discografia, fotos, vídeos e muito mais. Confira aqui: www.vanguart.com.br.

Por Sinara Álvares

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top