Capa / Em Destaque / Comarca de Alta Floresta deverá receber instalação de câmeras de segurança

Comarca de Alta Floresta deverá receber instalação de câmeras de segurança

ForumEm reunião com magistrados da Comarca de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá) na manhã de quinta-feira (12), o presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, anunciou algumas reformas que serão realizadas no fórum para garantir mais conforto e segurança a magistrados, servidores e jurisdicionados. Entre elas a readequação da rede elétrica e a instalação de câmeras de segurança.
De acordo com Perri, o sistema de vigilância será estendido a todas as comarcas de Terceira Entrância, como Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Diamantino, Cáceres, Primavera do Leste e Tangará da Serra.
O presidente anunciou ainda que a comarca receberá reforço de mais um magistrado, para atuar na Terceira Vara Cível, e de um juiz leigo, recém aprovado em concurso público realizado pelo TJMT. “O objetivo é reduzir parte do estoque de cerca de 20 mil processos que tramitam em Barra do Garças”, destacou. De Barra, o presidente seguiu viagem para Rondonópolis.
Perri iniciou na segunda-feira (9) uma série de visitas às comarcas do interior do Estado, sendo que em duas delas, Tangará da Serra e Diamantino, participou de audiências públicas para debater com servidores, magistrados, operadores do direito e a população o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário para os próximos cinco anos (2015/2019).
Em Tangará, na segunda-feira, Perri se reuniu com o diretor do Fórum, onde discutiu as principais necessidades da comarca, que acumula 34 mil processos, sendo 7 mil na área criminal. Na oportunidade, Perri destacou que irá analisar a possibilidade de construir um Tribunal do Júri e uma Segunda Vara Criminal em Tangará.
Em Diamantino, Perri, informou que pretende fazer uma reestruturação da competência das comarcas do Estado, incluindo Diamantino, que possui um estoque de 15.600 processos. A comarca conta atualmente com quatro Varas Cíveis, uma Vara Criminal, uma Vara Especializada da Infância e Juventude, além de um Juizado Especial Cível e Criminal. Três magistrados estão respondendo pela comarca.
Em Primavera do Leste, o presidente anunciou a construção de um novo fórum para a comarca. A obra tem previsão de início em abril de 2014 e está orçada em cerca de R$ 20 mi. A área onde será construída a nova sede do fórum foi doada pela prefeitura e terá 5,7 mil metros quadrados de área construída.
A visita de Perri busca conhecer in loco as dificuldades de cada comarca e as melhorias desejadas por servidores e magistrados e que podem ser inseridas no planejamento estratégico. Na prática, o momento representa um debate sobre o que pode melhorar na Justiça Estadual.
Planejamento – O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), por meio da Resolução n.º 70, de 18/3/2009. Na oportunidade, o CNJ divulgou as diretrizes de alinhamento para nortear o processo de elaboração do Planejamento Estratégico de cada ente da Justiça.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top