Capa / Cultura / Público altaflorestense reverência apresentação da Orquestra de MT

Público altaflorestense reverência apresentação da Orquestra de MT

orquestraUm público exigente e que esta se acostumando com grandes shows, esse é o perfil que vai tomando conta dos altaflorestense e que na noite de terça-feira, (26) se renderam a magnífica apresentação da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso intitulada “Cantos da Terra”. A Orquestra foi aplaudida de pé pelo público que lotou o Clube CTG.
Para abrilhantar ainda mais a turnê da Orquestra, o Maestro Leandro Carvalho, sobrinho do Drº Jaime Garcia, convidou o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho para se juntar a Orquestra e seus instrumentistas para uma série de apresentações em oito municípios mato-grossenses, entre eles Alta Floresta.
Uma grande iniciativa da secretária de Estado de Cultura, Janete Riva que visa levar aos municípios mais distantes espetáculos que rompem as fronteiras entre a música popular e erudita, e valoriza as matizes formadoras da cultura do Brasil Central.
A turnê Cantos do Brasil, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, percorrerá quase três mil quilômetros entre os dias 26 de novembro e 02 de dezembro.
As apresentações seguem para Juara(28/11), Juína (29/11), Tangará da Serra (30/11), Várzea Grande (01/12) e Cáceres (02/12).
“Esta é uma forma bem sucedida de promover a circulação da cultura pelo interior do Estado; e é este justamente o objetivo maior desta Secretaria, cada vez mais, facilitar o acesso da população aos nossos equipamentos culturais”, explica a secretária Janete Riva.
O repertório foi escolhido pelo diretor artístico da OEMT, maestro Leandro Carvalho, levando em consideração o perfil das apresentações. Clássicos da música de fronteira como Mi Oración Azul e Meu Primeiro Amor, de Hermínio Gimenez, Índia e Choli, de Jose Asunción Flores, Saudade, de Mário Palmério e Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto, combinam-se com conhecidos temas mato-grossenses de autoria de Pescuma com diversos parceiros: É bem Mato Grosso, em parceria com Ulisses Serotini, Sinhá Rita, em parceria com Marques Caraí, e Tá Faltando Alguém Aqui, em parceria com Henrique e Zezé Di Camargo.
“Temos ainda clássicos da música do interior do Brasil que transbordam fronteiras geográficas! Pessoas de diferentes origens e nacionalidades podem se emocionar com a mesma canção, revelando uma imensa unidade cultural sul-americana. Quando o repertório toca o coração das pessoas, a conexão é imediata”, sintetiza o maestro Leandro.
Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho, já realizou concertos abertos e gratuitos em mais de 150 cidades de 23 Estados brasileiros, o que rendeu a OEMT (em 2009) uma indicação ao cobiçado Prêmio Carlos Gomes.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top