Capa / Cidades / Câmara derruba emenda de vereadores que queriam direito de explicação pessoal mesmo que não tivessem nome citado

Câmara derruba emenda de vereadores que queriam direito de explicação pessoal mesmo que não tivessem nome citado

Câmara derruba emenda de vereadores que queriam direto de explicação pessoal mesmo que não tivessem nome citadoOpinião é um direito de cada ser humano, seja boa ou ruim, dificilmente uma pessoa consegue ter a mesma opinião que a outra. Na política não é diferente, cada representante tem a sua opinião quando um projeto está sendo discutido. Mas o importante de tudo é tentar sempre chegar a um consenso, pois a população é que não deve ser prejudicada.
Em Alta Floresta, os grupos políticos praticamente são definidos. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, claramente tem se uma definição sobre este cenário. Os vereadores Elisa Gomes (PT) e Rogério Colicchio (PT) não escondem o lado oposicionista a atual administração. Os demais vereadores, apesar de terem suas opiniões próprias, estão sempre defendendo as ações do Poder Executivo, alguns até se divergem e acabam sendo contrários.
As pessoas que acompanham as sessões todas as terças-feiras pela manhã, provavelmente, já identificaram o posicionamento de cada vereador e também já notaram que em muitas discussões um parlamentar acaba, muitas vezes sem querer, atingindo o outro de forma indireta. Pois bem, nas últimas semanas, começou-se as discussões sobre o regimento interno da Câmara Municipal. A maioria dos vereadores concorda que o direito de explicação pessoal só deve ser concedido ao parlamentar que tiver o nome citado na Tribuna. Já os vereadores Elisa e Rogério têm opiniões diferentes com relação a isso, tanto que os parlamentares fizeram uma emenda ao projeto de resolução sobre o regimento, querendo direito de explicação pessoal mesmo que não tivessem seus nomes citados. Na votação, a emenda dos vereadores ganhou o apoio de Bernardo Patrício e Charles Miranda, mesmo assim foi derrubada e o projeto passou normalmente.
Para o vereador Mendonça, que foi contra a emenda, a proposta de Elisa e Rogério é totalmente desnecessária, pois a Câmara não é um local para discussões que não sejam em beneficio da população. “Se for aprovada esta emenda imagina o que vai acontecer, no dia em que tiver uma situação mais calorosa, os debates vão acontecer e vai acabar ficando vereadores debatendo coisas que não tem nada haver e as pessoas que nos prestigia aqui nas sessões vão acabar ficando cansadas”, frisou o parlamentar.
O presidente da Câmara, vereador Emerson Machado (PMDB) disse que para o vereador ter direito a explicação pessoal, ele tem que ter o nome citado na Tribuna, caso contrário já não seria mais pessoal.  Emerson citou que Elisa e Rogério fizeram a emenda porque desde o início do mandato se posicionado contrários às matérias apresentadas pelo Executivo. “Eles são contra tudo e contra todos, acho que não é bem assim as coisas, a gente tem que trabalhar para que a cidade cresça e se desenvolva porque esta é a expectativa de todos os alta-florestenses”, disse, frisando que projeto que é bom para o município não tem porque votar ao contrário e o voto de todos os vereadores são importantíssimos.
Emerson disse que em nenhum momento direcionou sua palavra indiretamente para a vereadora Elisa Gomes, porém, já percebeu que fala da gestão da ex-prefeita Maria Izaura, a parlamentar tenta defende-la. “Quando eu falo alguma coisa da administração da Maria Izaura, a Elisa se dói por isso, mas eu nunca citei o nome da vereadora, por outro lado, quem era a prefeita é a Maria Izaura, não a vereadora Elisa, como eu sei que tem coisa errada sempre vou falar e não é a vereadora e nem ninguém que vai me dizer o que eu tenho que fazer”, concluiu o presidente Emerson Machado

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top