Capa / Em Destaque / Cumprimento da Pena do Deputado Pedro Henry começa em 2014

Cumprimento da Pena do Deputado Pedro Henry começa em 2014

pedroO deputado federal Pedro Henry (PP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470, conhecida como o processo do Mensalão, deve começar a cumprir sua pena de 7 anos e 2 meses em regime semiaberto somente no ano que vem.
O advogado de Henry, José Antônio Alvarez, informou que ele cumprirá a pena em Cuiabá, caso não consiga reverter a condenação. O local onde ele ficará preso será definido pela Vara de Execuções Penais.
“Após o trânsito em julgado, Pedro Henry vai cumprir o que a Justiça determinar, de maneira tranquila. Ele vai se apresentar diante do juiz de execuções penais e vai cumprir a pena conforme determina a lei”, afirmou Alvarez.
Conforme definição da Corte, na última quarta-feira (13), Henry e outros cinco réus terão seus embargos infringentes apreciados em um momento posterior.
A discussão é se os recursos terão ou não validade, já que nenhum deles obteve quatro votos favoráveis, número mínimo para que esse tipo de embargo fosse utilizado.
A expectativa era de que, na sessão de quinta-feira (14), os ministros continuassem a discussão sobre o julgamento dos recursos do Mensalão. Porém, eles nem tocaram no assunto.
Proporcionalidade
O advogado explicou que entrou com esse recurso com base no princípio da proporcionalidade, pois somente 10 dos 11 ministros estavam presentes quando Henry foi condenado.
“Tenho a tese de que, não estando completo o plenário, eles não poderiam exigir os quatro votos para os embargos infringentes. Tinha 10 ministros em plenário, e o deputado recebeu três votos favoráveis. A proporcionalidade tem que ser respeitada. E no embargo, estamos questionando o equívoco dos ministros do STF ao analisar as provas”, afirmou.
Além de Henry, tiveram as análises dos recursos adiadas Vinícius Samarane (ex-vice-presidente do Banco Rural), Rogério Tolentino (ex-advogado de Marcos Valério), deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Corrêa (ex-deputado) e Bispo Rodrigues (ex-deputado).
No total, 11 réus têm, sem questionamentos, direito ao embargo infringente. Dois deles só começarão a cumprir pena depois do julgamento desses recursos – João Cláudio Genú (ex-assessor do PP) e Breno Fischberg (ex-proprietário da corretora Bônus-Banval).
Os outros nove começarão a cumprir pena imediatamente porque não têm direito ao embargo em alguns dos crimes pelos quais foram condenados.
São eles: Marcos Valério (publicitário e operador do esquema), Ramon Hollerbach (ex-sócio de Valério), Cristiano Paz (ex-sócio de Valério), Simone Vasconcelos (ex-funcionária de Valério), José Roberto Salgado (ex-dirigente do Banco Rural), Kátia Rabello (ex-presidente do Banco Rural), José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), José Genoino (ex-presidente do PT) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT).
Além disso, sete réus começarão a cumprir a pena imediatamente, pois não têm mais direito a recurso. É o caso de Henrique Pizzolato (ex-diretor do Banco do Brasil), Roberto Jefferson (ex-deputado, delator do esquema), Romeu Queiroz (ex-deputado), Jacinto Lamas (ex-tesoureiro do PL), Enivaldo Quadrado (ex-sócio da corretora Bonus-Banval), José Borba (ex-deputado) e Emerson Palmieri (ex-tesoureiro do PTB).
João Paulo Cunha (PT-SP), por sua vez, teve o embargo declaratório aceito pelo STF. Com isso, é preciso esperar a publicação do acórdão do julgamento de ontem para o processo transitar em julgado (se encerrar). A partir daí a prisão do deputado poderá ser determinada.
Midia News

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top