Capa / Agropecuária / Vacinação do rebanho em MT começou na sexta-feira

Vacinação do rebanho em MT começou na sexta-feira

vacinacao_febreaftosaNesta que é a segunda e última fase do calendário de cobertura, todos os bovinos (bois) e bubalinos (búfalos) de todas as idades, ou seja, mamando a caducando, deverão ser imunizados.
Para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), o objetivo é vacinar 100% dos rebanhos existentes no período. O órgão, que aproveita a etapa para fazer o censo dos animais, estima que mais de 28,6 milhões de animais deverão ser alvo da campanha. Mato Grosso detém o maior rebanho de bovinos do país.
Como orienta o Indea/MT, o pecuarista tem até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação aos escritórios regionais do órgão. Para os rebanhos localizados na região do Pantanal, a calendário é estendido até o dia 10 de dezembro em razão de o bioma exigir manejo diferenciado aos animais.
Quem não comunicar o procedimento, será multado em 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça, o que representa R$ 230,28. Já o produtor que não comunicar a imunização ao Instituto dentro do prazo vai receber uma suspensão administrativa e ficará impedido de realizar qualquer movimentação de animais por um período de 30 dias. “O Estado intervém sobre aqueles que deixam de cumprir seu papel”, alerta a presidente do Indea/MT, Maria Auxiliadora Rocha Diniz.
Segundo a presidente do Órgão, neste período os técnicos do Indea/MT realizam a vacinação assistida em reservas indígenas, assentamentos e na região de fronteira com a Bolívia (uma faixa de 15 quilômetros no lado brasileiro), consideradas áreas de risco para os órgãos de controle da sanidade animal. Além disso, também compete ao Instituto acompanhar a imunização de 2% do rebanho de cada município, de modo aleatório. Tudo para alcançar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos existentes no Estado.
Saldo – Em 2012 foram vacinados 28,4 milhões de cabeças, o que corresponde a 99,4% do rebanho do Estado. Desde 2005, Mato Grosso alcança índices de vacinação superiores a 99%. Como informou no início da semana a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a vacinação vai exigir investimentos de R$ 45 milhões aos pecuaristas.

Diario de Cuiaba

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top