Capa / Educação / Saúde bucal: uma preocupação da Secretaria de Saúde de Alta Floresta

Saúde bucal: uma preocupação da Secretaria de Saúde de Alta Floresta

saude bucalNo próximo dia 08 (terça-feira), alunos das Escolas Públicas começarão a receber escovas dentais fornecidas pelo Programa Saúde na Escola/Secretaria de Saúde para que possam realizar a escovação na escola, que é uma meta a ser atingida por exigência do Ministério da Saúde.
Para as crianças essa atitude representa um incremento nos esforços para diminuir a incidência de cárie no nosso município, ajudando as crianças na conservação dos dentes limpos e sadios. “Antigamente ninguém sabia que era preciso cuidar dos dentes e, muitas vezes, faltam dentes em pessoas mais velhas. Mas, hoje, sabemos que o mau cuidado com a boca pode ocasionar inúmeras doenças com repercussões sistêmicas, além de prejudicar a criança que não presta atenção nas aulas devido às dores de origem dentária”, observa a dentista e gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde Magda Eliane Pierin.
Investimento – De acordo com a Gerente, essa é uma iniciativa de impacto e espera poder proporcionar às crianças kits de escovação dentária todos os anos. “É um investimento em educação e prevenção da saúde bucal”, disse a dentista do município. Ela conta que, devido à falta de informação, muitas vezes, as crianças chegam à cadeira do dentista com cáries em dentes de leite comprometendo a dentição permanente. O alto consumo de açúcar e a má escovação são as principais causas de problemas como as cáries – segundo Magda, um mal “histórico” no Brasil. Para combater esses problemas, ela acredita que as melhores alternativas são a educação e a prevenção. A idade ideal para começar a promoção de saúde bucal das crianças, de acordo com a profissional, é no início da vida com a orientação da gestante em relação aos cuidados e introdução de hábitos saudáveis na infância. Assim, se a pessoa chegar até os 12 anos sem cárie, provavelmente não terá problemas de saúde bucal no futuro. O “desafio”, segundo Magda, é incutir nos hábitos das crianças uma alimentação com baixo consumo de açúcar e escovação permanente. “Temos que fazer com que isso se torne uma rotina na vida de todos, assim como o banho diário”, exemplifica ela. Para Magda, os kits de higiene bucal podem ser um incentivo para as crianças passarem a cuidar melhor da dentição.
Cáries – Em Alta Floresta o índice de incidência de cáries em crianças ainda é alto, se comparado com os índices considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde. A análise é dos próprios profissionais do PSF. Entretanto, com iniciativas como essa, o índice de cárie tende a diminuir. Os dados servem de referência para começar um trabalho mais eficiente de prevenção e educação. A dentista avalia que uma diminuição significativa dos índices só poderá ser detectada em alguns anos. “O trabalho preventivo só mostra resultados no futuro”, explica a dentista.
A ação busca garantir a prevenção e o tratamento adequados para alunos que estão matriculados no ensino infantil e fundamental de escolas públicas urbanas e rurais, instituições como APAE, CEEDA e Pastoral da Criança. As crianças que integram a rede pública de ensino serão beneficiadas com a ação, que faz parte de um esforço conjunto multidisciplinar que visa diminuir a incidência de doenças bucais no nosso município, principalmente cárie e doenças relacionadas à gengiva.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação, e tem como coordenador José Luiz Teixeira que não mede esforços para colaborar com a Saúde Bucal do município.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Alta Floresta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top