Capa / Educação / Servidores responsáveis pelo Educacenso em AF participam de curso

Servidores responsáveis pelo Educacenso em AF participam de curso

matéria EDUCASENSOProfissionais responsáveis pela a realização do censo escolar em Alta Floresta participaram nesta terça-feira no Cefapro de um curso de capacitação, onde receberam orientações sobre o Educasenso. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio da Gestão de Tecnologia Informação e Comunicação (GTIC), e outros.  A capacitação foi destinada aos profissionais responsáveis pelos cadastros realizados ao Sistema Educacenso, com a finalidade de tirar dúvidas existentes, visando à exatidão dos dados repassados.

Jorge Luis Carvalho Fonseca, representante da Seduc que esteve em Alta Floresta para ministrar a capacitação ressalta que esse curso é importante para principalmente aos profissionais que realizam o cadastro pela primeira vez. Assim o procedimento de inserção no Educasenso pode ser realizado corretamente. Ele frisa que casa as informações sejam repassadas de forma incorreta, a escola corre o risco de perder repasses oriundos do governo federal.

“Essa capacitação é muito importante para as escolas saber o tempo correto para realizar o cadastro, para não perder os recursos”, disse o técnico da Seduc, Jorge Luis, frisando que para que todos possam ter melhoria nas escolas depende das informações inseridas no Educacenso.

O Educacenso  é uma radiografia detalhada do sistema Educacional Brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada. Todo levantamento é feito pela internet. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros. A coleta dos dados do Censo Escolar é feita por meio eletrônico no Sistema Educacenso, no portal do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no site www.educacenso.inep.gov.br.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top