Capa / Em Destaque / Eleitores que compreendem a 24ª Zona não precisam fazer cadastro biométrico

Eleitores que compreendem a 24ª Zona não precisam fazer cadastro biométrico

matéria sobre a BIOMETRIAA terceira fase do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor com foco nas eleições gerais de 2014 teve início em 6 de março e segue até o dia 30 de agosto deste ano para algumas cidades.

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores dos estados listados pelo Tribunal Eleitoral e os que não o fizerem terão o título cancelado. No Mato Grosso dez cidades estão fazendo o cadastramento.

Os eleitores de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta que compreendem a 24ª Zona Eleitoral não precisam fazer o cadastramento, pelo menos por enquanto.

Alex Arruda, chefe do cartório eleitoral em Alta Floresta esclarece que no momento a biometria não será exigida nas 3 cidades que dependem da 24ª Zona Eleitoral, porém, o TRE em Mato Grosso pretende futuramente ampliar o novo sistema para todos os municípios.

A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas como impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras. Atualmente é utilizada como base para diversos sistemas de identificação por ser mais segura e não permitir fraudes (cada indivíduo possui uma única digital, timbre de voz, etc). O TSE – Tribunal Superior Eleitoral – esta criando um cronograma para cumprir agenda d implantação do novo sistema. “Até estes municípios que compreendem a 24ª Zona Eleitoral ainda não entraram nessa lista. Quando for chegada à hora da implantação, com certeza será divulgado nos meios de comunicação”, explicou Alex Arruda, ressaltando que, por enquanto, a única preocupação que o eleitor deve ter neste momento é em relação à regularização do titulo, principalmente se estiver bloqueado. Atualmente em Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta existem mais de 4 mil títulos bloqueados. “Estes eleitores que se enquadra neste perfil de inadimplência com a justiça eleitoral, devem comparecer ao cartório para regularizar a sua situação para não terem outros problemas”, disse Alex Arruda, explicando que o cancelamento do titulo  implica nas relações sociais como bolsa família, auxílio do Governo Federal, Matriculas de Faculdade, Passaporte, regularização do CPF , entre outros.

 Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top