Capa / Em Destaque / Salários atrasados de trabalhadores que prestam serviços no Hospital Regional de Alta Floresta deverão ser pagos em 72 horas

Salários atrasados de trabalhadores que prestam serviços no Hospital Regional de Alta Floresta deverão ser pagos em 72 horas

hospital-regional-alta-florestaAtendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho, a juíza Thaísa Cesário Ivantes concedeu, na última sexta-feira (19), antecipação de tutela que obriga o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) a realizar, no prazo de 72 horas, a regularização dos salários atrasados dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que prestam serviços no Hospital Regional de Alta Floresta (HRAF). O descumprimento da decisão resultará no pagamento de multa de R$ 5 mil por dia de atraso.

A determinação vai ao encontro de um dos objetivos da ação civil pública (ACP) ajuizada pelo MPT, que é o de evitar uma paralisação total, a partir de hoje (23), dos serviços públicos de saúde do hospital, caso a situação salarial dos trabalhadores não seja resolvida. “Entendo que existe razoável risco de lesão ao direito à saúde da coletividade, estando, portanto, presente requisito para o deferimento da tutela de urgência ”, concordou a magistrada.

Segundo a procuradora do Trabalho Fernanda Alitta Moreira da Costa, que conduz a ação, o MPT busca, ainda, preservar os direitos constitucionais e legais da classe trabalhadora. “O pagamento do salário constitui a principal obrigação do empregador e o empregado depende do que ganha para suprir a sua subsistência e a de sua família. Deixando de receber seu salário, não pode se manter socialmente”, explicou.

A ação civil pública tramita na Vara do Trabalho de Alta Floresta em face do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), responsável pela organização, administração e gerenciamento do Hospital Regional de Alta Floresta, e do Estado de Mato Grosso/Secretaria de Estado de Saúde.

O MPT também pleiteia que os réus sejam condenados solidariamente ao pagamento de indenização no valor de R$ 1 milhão, a título de danos sociais.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top