Capa / Economia / Inflação deve ficar acima da meta do governo até 2014, diz BC

Inflação deve ficar acima da meta do governo até 2014, diz BC

Inflação deve ficar acima da metaO Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou sua projeção para a inflação em 2014. De acordo com o BC, a inflação deverá ficar acima do centro da meta do governo, que é de 4,5%.

A ata da última reunião do Copom foi divulgada nesta quinta-feira (18). Para 2013, ainda no cenário de referência, a projeção da inflação não mudou, também permanecendo acima da meta.

O BC avalia que a alta da taxa básica de juros (a Selic) a 8,50% ano na semana passada ajudará a colocar a inflação em declínio e garantir que essa tendência continue no ano que vem.

Segundo a ata, o Copom considera apropriada a manutenção do ritmo de ajustes das condições monetárias e alerta que taxas de inflação elevadas aumentam os riscos e deprimem os investimentos.

O BC repetiu que sua política deve permanecer “especialmente vigilante” e que é “apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso”. Isso sinaliza que o BC pode manter o atual ritmo do aperto, como esperado pelo mercado.

Na semana passada, o Banco Central subiu a taxa básica de juros. Foi a terceira alta seguida, que já somaram 1,25 ponto percentual e deixaram para trás a mínima histórica de 7,25%.

“O Copom destaca que, em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos 12 meses persistam no horizonte relevante para a política monetária”.

Os analistas já esperavam uma alta da taxa de juros para combater a inflação, que tem preocupado o governo. Quando os juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço das mercadorias cair, controlando a inflação, em tese. Por outro lado, juros altos seguram a economia e fazem o PIB (Produto Interno Bruto) ficar baixo.

Inflação

Em junho, a inflação medida pelo IPCA estourou novamente a meta, ao acumular alta 6,70% em 12 meses, maior alta desde outubro de 2011. Mas a variação mensal –de 0,26%– veio bem abaixo das expectativas, reforçando as apostas de que o BC não precisaria acelerar o passo e elevar ainda mais a Selic.

A perspectiva é de que a inflação continue perdendo força, mas o mercado ainda aposta que o IPCA fechará este ano a 5,80% neste ano, praticamente em linha com o ano passado (5,84%) e acima do valor central da meta do governo, de 4,5%.

FONTE: UOL

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top