Capa / Cidades / Meio Ambiente inicia cultivo de 300 mil mudas que serão distribuídas para produtores de Carlinda

Meio Ambiente inicia cultivo de 300 mil mudas que serão distribuídas para produtores de Carlinda

Meio Ambiente inicia cultivo de 300 milA secretaria municipal de Meio Ambiente de Carlinda, por meio do projeto Nascentes do Buriti deu início nesta semana ao cultivo de 300 mil mudas de 15 espécies, que serão distribuídas gratuitamente aos produtores cadastrados no projeto e que buscam a recuperação de suas áreas, principalmente de nascentes e córregos, localizadas nas micro bacias prioritárias para intervenção no município.

O plantio vem sendo feito por funcionários do viveiro e conta com o apoio detécnico agrícola, monitores e servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a previsão é de que a entrega seja efetuada no mês de novembro, época que coincide com o início do período chuvoso na região. Cada produtor irá receber em média 550 mudas por hectare a ser recuperado.

Nesta primeira fase, foram preenchidos os tubetes utilizados para o plantio das sementes, entre as espécies a serem plantadas estão Paineira, Jatobá, Guanandi, Embaúba, Olho-de-Cabra, Copaíba, Ipê amarelo, Ipê roxo, pata de vaca, flor de paca, ingá, peroba, e açaí, e sementes de para semeadura direta de: açaí, pinho cuiabano, feijão guandu (leguminosa) buriti, mamica de porca, entre outras espécies nativas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município de Carlinda, Valter de Sá, o trabalho se realizado conforme a orientação dos técnicos do projeto tende a ter um resultado positivo. “O produtor que seguir a orientação prestada e aproveitar esse material que está sendo entregue de forma gratuita, terá um resultado positivo na recuperação de sua área”, disse.

Caso o produtor fosse adquirir as mudas, o custo seria muito alto, ficando difícil a recuperação das áreas degradadas e também que o mesmo cumpra com o cronograma de recuperação do PRAD, assinado no TAC – Termo de Ajustamento de Conduta.  O descumprimento das obrigações assumidas no TAC implicará na suspensão do CAR – Cadastro Ambiental Rural e aplicação de multa administrativa no valor de cinco mil reais por hectare de Área de Preservação Permanente Degradada (SEMA).

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo busca desta forma dar apoio a todos os produtores rurais do município de Carlinda, na recuperação das áreas degradadas, através da  entrega de mudas e sementes anualmente.

Fonte:  Clay Jr. – Assessoria/ Nativa News

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top