Capa / Estaduais / Novo presídio com 378 vagas será construído em Sorriso

Novo presídio com 378 vagas será construído em Sorriso

Uma grande conquista para o município de Sorriso foi alcançada nesta terça-feira (02). Em reunião com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), com o prefeito Dilceu Rossato (PR) e com o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Antônio Miguel Dalsoquio, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu recursos para a construção de um Centro de Ressocialização com vagas para 378 detentos. Com o novo espaço, o município, localizado a 420 km de Cuiabá, vai conseguir adequar os prédios que atualmente abrigam o presídio municipal e a Delegacia Civil para instalar a tão sonhada Delegacia da Mulher e o Centro de Recuperação para Menores Infratores.
 presidio sorriso
O atual presídio de Sorriso tem capacidade para 93 detentos, porém, abriga uma população carcerária de 358 presos. Além da falta de estrutura, o prédio está localizado no perímetro urbano da cidade, no Jardim Califórnia, o que pode causar risco à população em caso de fuga.
De acordo com o prefeito Dilceu Rossato, a contrapartida do município será a doação do terreno, de aproximadamente 12 hectares. “Vamos incumbir o Conselho Municipal de Segurança para identificar uma área que não seja tão distante, mas que também não seja dentro do perímetro urbano”, explicou ao ressaltar que, concluído esse processo, a construção deve começar o mais rápido possível, uma vez que os recursos já estão disponíveis e o governador já autorizou a elaboração do projeto.
Com a construção de um novo Centro de Ressocialização o atual presídio será reformado e abrigará a Delegacia Civil. Já a atual sede da Delegacia Civil, abrigará a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, criada a partir da Lei 7.979, de 20 de outubro de 2003, de autoria do deputado Mauro Savi. “A Delegacia da Mulher é uma grande conquista também, pois essa foi uma das nossas primeiras Leis e, até então, nunca conseguimos recursos para sua instalação”, ressaltou o autor.
O deputado Mauro Savi também afirmou que, além dos recursos para a construção do novo presídio, o Governo do Estado garantiu a disponibilização do afetivo necessário para a nova demanda. “Há um comprometimento com a questão humana também, pois com a instalação da Delegacia da Mulher e do Centro de Recuperação do Menor Infrator, aumenta a necessidade de pessoal e o governador deu carta branca para nós, juntamente com a Câmara Municipal, trabalharmos essa questão”, frisou.
Savi lembrou ainda que Sorriso já conta com cerca de 70 mil habitantes, o que torna a demanda ainda mais urgente, pois os problemas causados pela falta de uma estrutura adequada prejudicam a manutenção da segurança pública.
Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Antônio Dalsoquio, esta conquista representa a união em prol do município e da segurança da população. “Temos que agradecer ao deputado Mauro Savi, que tem sido um grande parceiro e não tem medido esforços para resolver de vez essa questão. Ele está cem por cento empenhado em trazer melhorias para o município, juntamente com o prefeito Rossato, e com a Câmara Municipal”, observou.
Fonte: Nativa News

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top